Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Estratégia de bolsonaristas para comprar armas ilegalmente é revelada pela TV Globo

A lei em vigor permite que os atiradores comprem até 60 armas | FOTO: Agência Brasil |

O Fantástico, da TV Globo, exibiu neste domingo (19) uma reportagem que mostra que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão se aproveitando de licença ambiental para caçar javalis para ampliar o armamento no Brasil.

Conforme destacou a reportagem, a única modalidade de caça permitida no Brasil é a de javalis, que são considerados praga ambiental. Pessoas que querem se armar e fazer a caça como esporte se aproveitam de brechas legais a partir do animal.

A revista eletrônica destacou, inclusive, que o número de javalis triplicou desde que a autorização surgiu, em 2013. Caçadores estariam permitindo a disseminação do animal para alimentar uma “indústria” ilegal.

“Há sinais claros de que a caça ao javali virou um pretexto para mais pessoas comprarem armas. Armas pesadas”, apontou o jornalista Vladimir Netto.

Levantamento feito pelo Fantástico mostra que entre janeiro de 2019 e agosto de 2021 foram emitidas 193.539 certificados de registro (CRs) para caçadores. Isso representa um aumento de 243% com relação ao período de 2016 e 2018 (56 mil). Esses 250 mil caçadores, no entanto, não tem realizado um número compatível de abates, o que sinaliza que as armas são usadas para outro fim.

Isso ficou mais explícito em discurso feito pelo vereador bolsonarista Samurai Caçador (PSD), de Monte Azul Paulista, em evento de armas.

“O javali veio assegurar o direito de uso de armas para nós. Nós temos que usar o subterfúgio de utilizar a palavra manejador”, disse ele em Santa Catarina.

O vereador esteve presente nos atos golpistas do presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de setembro, defendendo o armamentismo. Ao Fantástico, ele disse ser próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O filho 03 do presidente, inclusive, publicou vídeo caçando javalis em maio.

Em entrevista, Samurai negou que esteja se aproveitando das licenças, o que ele próprio afirmou em evento, que foi gravado. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas