Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Para 53% dos brasileiros, situação econômica piorou com Bolsonaro, aponta Datafolha

O presidente Jair Messias Bolsonaro | FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil |

Para 53% dos brasileiros, a situação econômica piorou nos últimos meses com a gestão de Jair Bolsonaro (Sem Partido), de acordo com pesquisa Datafolha. O período foi marcado por desaceleração econômica, crise hídrica e alta dos juros e da inflação.

O levantamento foi feito presencialmente, com 3.667 brasileiros em 190 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. Este é o maior percentual registrado, considerando pesquisas de 2015 a 2019, visto que a pergunta não constou nos levantamentos de 2020.

A pergunta foi feita durante o governo de Jair Bolsonaro (Sem Partido) nas pesquisas de 2019, quando o resultado ficou em torno de 30%, e agora, de 13 a 15 de setembro de 2021. Neste ano, apenas 15% dos entrevistados respondeu que a situação das próprias finanças melhorou.

Quanto menor a renda, maior a avaliação negativa dos entrevistados. Na faixa até dois salários mínimos chega a 61% e fica em 34% naquela acima de dez mínimos, por exemplo.
A situação piorou nos últimos meses para 58% das mulheres e 47% dos homens; 46% dos evangélicos e 54% dos católicos. Por região, fica em 55% no Nordeste, 50% no Norte/Centro-Oeste e 52% no Sul e Sudeste.

Já por ocupação, destaca-se o índice elevado entre desempregados que estão procurando emprego (76%). Os menores estão entre aposentados (43%) e empresários (31%). Jornal da Chapada com informações de Revista Fórum e Folha de São Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas