Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Programa ‘Morro Verde’ é lançado pela prefeitura durante evento no Dia da Árvore

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araujo | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, administrada por Juliana Araujo (PL), lançou o projeto ‘Morro Verde’ durante o evento do Dia da Árvore no Brasil, comemorado no dia 21 de setembro. O projeto é encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semarh) e Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

O evento aconteceu na quadra da Escola Municipal Adalberto Pereira, com início às 10h. De acordo com a gestão, o projeto visa desenvolver atividades de educação ambiental, com o intuito de sensibilizar a população sobre as questões ambientais, através do plantio de mudas nativas em escolas da rede municipal de ensino e na comunidade.

A ação e projeto foram marcos para a cidade de chapadeira em preservação do meio ambiente, visto que o ‘Morro Verde’ irá abranger diversas outras ações durante a gestão atual e deverá ser um legado para as demais gestões da cidade.

Projeto visa desenvolver atividades de educação ambiental |FOTO: Divulgação |

Ecoparque
Sendo a preservação da biodiversidade local e fomentação do turismo do município as principais bandeiras da cidade, a prefeitura informou, na ocasião, que Morro do Chapéu foi selecionado para ter um ecoparque e “resolver de vez o problema do lixo”, comemorou Juliana Araujo (PL) ao dar a notícia. O projeto é financiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Dia da Árvore e projeto ‘Morro Verde’
Inicialmente, o município recebeu doações de três mil mudas de plantas nativas. As doações foram por iniciativa de empresas de geração de energia eólica instaladas na cidade. Em um primeiro momento, as mudas serão plantadas em áreas deflagradas no município. A gestão anunciou, inclusive, que um viveiro municipal já está sendo criado para essa finalidade.

“Nós amamos desafios. E a gente supera cada desafio a cada dia, com a cabeça erguida. E o Projeto Morro Verde é isso, um desafio. Nós vamos plantar não somente a semente de uma árvore, mas também a semente de um amanhã melhor para todas as crianças”, disse a prefeita Juliana Araujo em seu discurso de abertura da cerimônia.

O lançamento aconteceu no dia 21 de setembro | FOTO: Divulgação |

Ainda no momento, a gestora ressaltou o quanto as riquezas naturais e arqueológicas da cidade foram, segundo ela, ignoradas pelas gestões anteriores. “Se outras gestões foram omissas com o meio ambiente, nós não seremos omissos”, cravou a gestora.

Além da prefeita Juliana Araujo, diversas outras autoridades participaram do evento e dissertaram sobre a importância do projeto, entre eles a secretária municipal de Meio Ambiente Ana Raquel Cedraz, a secretária municipal de Educação Flávia Oliveira, Dr. Pablo Almeida (promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia), o ambientalista Almacks Luiz, a bióloga Deizze Rocha (Núcleo de Educação Ambiental), Major PM Sheila Karina (CIPPA – Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Lençóis), entre outros.

Também foram convidados dois palestrantes: Prof. Gustavo Shacht, geógrafo da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), que trabalha há cerca de três anos no Parque Estadual Sete Passagens, em Morro do Chapéu. Ele apresentou o tema “A vida secreta das árvores”. Já Dr. André Krull (advogado especialista em direito ambiental) falou sobre Licenciamento Ambiental Municipal.

Após as palestras, foram plantadas, no turno da tarde, mudas de árvores nativas na cidade com a presença de algumas das autoridades presentes na cerimônia de lançamento, incluindo a própria prefeita Juliana Araujo. Foram plantas mudas na Escola Municipal Iêda Barradas, Creche Tio Lauro, Colégio Coronel Dias Coelho e na rua José Marcelino.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas