Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeos: Aeronaves do governo estadual reforçam combate aos incêndios florestais em diferentes regiões

Combate a incêndio permanece em diferentes regiões do estado | FOTO: Divulgação |

Aeronaves do governo estadual estão reforçando o combate aos incêndios florestais na Bahia. Os aviões, modelo Air Tractor, têm capacidade de armazenamento de dois mil litros de água cada.

Mais duas aeronaves foram encaminhadas, nesta quinta-feira (23), pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para o município de Buritirama.

Atualmente a operação conta ainda com mais de 25 técnicos da Sema e do Inema | FOTO: Montagem do JC |

Logo, as seis aeronaves, que já estavam em combate, somam-se a um total de 10 aeronaves disponibilizadas para atuar na Chapada Diamantina, regiões Oeste e Norte.

“Novos focos aparecem a cada dia. Estamos com nossos bombeiros e brigadistas voluntários em várias frentes para combater todos os focos. Estamos com o tempo quente, clima seco e baixa umidade, o que propicia que as chamas se alastrem muito rapidamente”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

O comandante-geral ainda destacou a ajuda da população, ao ressaltar que muitos incêndios são em razão da ação humana. “Pedimos que as pessoas mantenham o cuidado redobrado. Não jogar bitucas de cigarro nas rodovias, nem realizar queimadas para limpeza de pastos”, concluiu.

Conforme o comandante, medidas como essas são necessárias para que “a gente evite novos focos de incêndio. Dessa forma, complicando mais a situação do nosso Oeste e da nossa Chapada”, salientou.

Operação
Um efetivo de 170 bombeiros militares foi disponibilizado pelo governo durante operação do programa ‘Bahia Sem Fogo’. Eles estão atuando em 14 cidades atingidas pelo fogo. O programa, desde junho, trabalha com o Corpo de Bombeiros, secretarias estaduais e municipais, lideranças locais, associações, brigadistas e o Prevfogo.

Atualmente a operação conta ainda com mais de 25 técnicos da Sema e do Inema. Eles atuam em campo na fiscalização e educação ambiental. Além disso, foram disponibilizados carros tradicionais e vans, além de um caminhão para auxiliar as equipes de campo.

Cotidiano
Os bombeiros iniciam, por volta das 5h, o dia, com trilhas íngremes, terrenos com relevos variados e equipados com mochilas costais, abafadores, pás, foices e enxadas. Ao longo do percurso eles constroem aceiros, para evitar que o fogo se alastre, e fazem o combate direto às chamas. Por terra, também orientam os pilotos das aeronaves nos lançamentos de água e no monitoramento.

Canais de denúncia
O governo alerta que a população deve denunciar qualquer sinal de incêndio para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas