Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Duas aeronaves que estavam prestando apoio em Lençóis são remanejadas para Uibaí; saiba mais

Combate continua em diferentes regiões da Bahia | FOTO: Divulgação |

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) divulgou atualizações sobre o incêndio em diversos locais no Estado nesta sexta-feira (24). O combate a incêndio florestal continua na região de Tanquinho, próximo ao aeroporto de Lençóis, na Chapada Diamantina. Os bombeiros realizam combate nas áreas atingidas na região da Chapada Diamantina, assim como nas regiões Oeste e Norte.

“Os locais são bastante íngremes, de difícil acesso e com vegetações fechadas e espinhosos, em algumas áreas, o que dificulta o acesso dos bombeiros e brigadistas voluntários”, pontuaram os militares. No local, os bombeiros estão divididos em dois grupos de trabalho e estão realizando o monitoramento em algumas áreas atingidas com o apoio de duas aeronaves.

Duas aeronaves que estavam atuando em Lençóis serão remanejadas hoje para a região de Uibaí. O objetivo é e os aviões consigam apoiar no lançamento de água e monitoramento aéreo. Em Macaúbas, os bombeiros conseguiram combater o fogo no povoado de ‘Cadin’ e também preservaram as residências que data ‘RAM’ em risco.

Segundo os militares, foi possível ser realizado o rescaldo da localidade e iniciar o monitoramento. Em Rio de Pires, na ‘Serra do Quilombo’, foi verificado três pontos de valor e os bombeiros iniciaram o combate direto às chamas.

Bahia
Em Barreiras, o combate continua no ‘Povoado da Nanica’ de forma direta e indireta. Alguns pontos de possíveis reignição foram mitigados pela guarnição. O combate aéreo também continua com os dois aviões lançando água nos pontos quentes e realizando o monitoramento. Na cidade de Luís Eduardo Magalhães, combate continua, de forma indireta, na comunidade de ‘Sangueiro’.

Os bombeiros estão aceirando as bordas de uma grande área atingida pelas chamas. Além disso, também foi identificado um novo foco de incêndio próximo a ‘Mata do Puba’ e foi realizado combate direto aos fogos. Dois aviões estão dando apoio no combate. No município de Morpará, o combate continua nas ‘Serras da Ema’.

Os bombeiros estão divididos em dois grupos de trabalho, prosseguindo as ações dos dias anteriores e resfriando pontos quentes, que são passíveis de se tornarem um novo foco. Residências conseguiram ser protegidas e os bombeiros fizeram o combate direto nas chamas que se aproximavam das propriedades.

Em Angical, os bombeiros estão reforçando o combate na localidade de ‘Barriguda dos Morais’. Os militares evitaram que o incêndio atingisse um pasto com gado e algumas residências no povoado. Eles também atuaram em uma grande reserva de transição (caatinga e cerrado), realizando o ataque direto e realizando a construção de aceiros a fim de evitar maior propagação e continuando o fogo na área queimada.

No município de Buritirama, o combate acontece em ‘Clemente de Baixo’. Os bombeiros estão também na localidade de ‘Tanque Novo’, onde continuam o trabalho realizado no dia anterior. Também foi percorrido todo o perímetro do foco, com o resfriamento de pontos quentes e confecção de aceiros, com respectivos cortes de troncos e galhos em brasa.

Em Pilão Arcado, o combate direto permanece no ‘Lago Grande’. Em Riachão das Neves, os bombeiros estão combatendo no ‘Povoado Castelo Rio Branco’. No município de Barra, o combate permanece na comunidade do ‘Igarité’. Em Ibotirama, o combate acontece na BR-242.

Os bombeiros estão atuando na região do ‘Ouro’, em Formosa do Rio Preto. Já em Uibaí, os bombeiros permanecem combatendo o incêndio na região eólica, com o apoio de brigadistas voluntários. Em Campo Alegre de Lourdes, os bombeiros estão atuando com apoio de drone, verificando pontos quentes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas