Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: País desenvolve primeira telha de concreto que capta energia solar; saiba mais sobre o assunto

Telhas são compostas de concreto e medem 36,5 cm por 47,5 cm | FOTO: Divulgação |

A primeira telha de concreto brasileira, que capta e transforma luz solar em energia solar, começou a ser comercializada, após três anos de testes e adaptações para que as células fotovoltaicas pudessem ser integradas no material. Inéditas, as telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10 estão sendo comercializadas pela empresa do setor de construção civil Eternit.

Nesta primeira etapa, as telhas foram comercializadas apenas para clientes da Eternit, selecionados no estado de São Paulo e próximos da unidade fabril, que fica localizada em Atibaia. Já com a avaliação do Inmetro, o produto, capaz de gerar retornos sobre o investimento em um período de 3 a 5 anos, terá comercialização geral em breve.

As telhas foram comercializadas apenas para clientes da Eternit | FOTO: Divulgação |

Medindo 36,5 cm por 47,5 cm, as telhas são compostas de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas em uma superfície, no qual garante produção de energia elétrica, sem ser preciso painéis adicionais.

“No caso da Tégula Solar, elas são aplicadas diretamente no concreto respeitando o formato em curvas das telhas”, explica o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa, ao site Só Notícia Boa.

“É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico”, concluiu Luís ao site. Jornal da Chapada com informações de Só Notícia Boa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas