Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Deputada do PT pede cascalhamento da rodovia BA-422 na região do município de Morro de Chapéu

Estrada está intransitável na região chapadeira | FOTO: Montagem do JC |

Atenta às condições de trafegabilidade da Bahia, a deputada Neusa Cadore (PT) recomendou ao governador Rui Costa (PT), por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o patrolamento e cascalhamento da rodovia BA-422, no trecho de 22,5 quilômetros que liga a BA-052 ao povoado Fedegosos, no município do Morro de Chapéu, na Chapada Diamantina.

Segundo Cadore, é intenso o fluxo de pessoas que se deslocam pelas mencionadas vias, principalmente com a necessidade da população rural se deslocar aos centros urbanos, para serviços básicos e essenciais, como bancos, correios, farmácias, consultas médicas, entre outras.

Além disso, conforme destacou a parlamentar, trafegam, ainda, pela referida estrada os estudantes da rede municipal e estadual de ensino, que residem na zona rural e são conduzidas em ônibus escolares, os taxistas e motoristas de transporte alternativo que atuam na condução diária de passageiros, além de casos de urgência médica e parturientes que sequer conseguem chegar em tempo hábil em uma unidade de saúde.

“O estado precário de circulação na via, se agrava, sobretudo, nos períodos chuvosos, em virtude dos buracos, não oferecendo quaisquer condições de tráfego. Portanto, o investimento se mostra necessário, pois é imprescindível fortalecer o crescimento dos municípios, adequando as suas estradas para melhorar o acesso das comunidades rurais aos centros urbanos e das comunidades rurais e urbanas a outras cidades”, afirmou.

Ainda de acordo com a deputada, no entorno de Fedegosos localizam-se outros povoados como Cercadinho, Cachoeira de Domingos Lopes e dos assentamentos de Montevideo e Orgânicos que se dedicam a produção da agricultura familiar, sendo esta a fonte de emprego e renda dos moradores e tem toda a produção escoada através dessa via. Desse modo, com a requalificação da estrada, a produção agrícola será beneficiada, impulsionando a economia local e o desenvolvimento social.

“A melhoria das vias vai assegurar o permanente escoamento da produção agropecuária, o estímulo aos serviços, ao comércio, ao turismo e o transporte seguro das pessoas que utilizam da via”, elencou. Outro aspecto que fomenta a economia consiste no turismo, por se encontrar localizada a via na Chapada Diamantina, sendo essencial o melhoramento da malha viária, com vistas a fortalecer as atividades ecoturísticas e econômicas do município. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas