Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: PT de Ituaçu solicita que nova unidade escolar do município receba o nome de Dr. Aderbal Santana Barbosa

O colégio será construído pelo governo estadual | FOTO: Divulgação |

O Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, solicitou, por meio de indicação, que a nova unidade escolar estadual da cidade, ainda em construção, receba o nome de ‘Dr. Aderbal de Santana Barbosa’. A informação foi divulgada no sábado (25) pelas redes sociais.

O PT protocolou a indicação nº 25.488/2021 na Assembleia Legislativa da Bahia, no qual solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, o nome da unidade de ensino. Segundo eles, o soteropolitano, formado em medicina, contribuiu e tem um grande significado para a educação local.

Eles explicam que quando o médico se mudou para Ituaçu, logo após a formação, ele desenvolveu ações em prol da população local. De acordo com eles, Dr. Aderbal, com sua luta para implantação do ‘Ginásio’ na cidade, também abriu as portas de educação e oportunizou a democratização de ensino através de livre acesso e concessão de bolsas, assim como demais políticas.

Anos depois, o Ginásio foi transformado em Colégio Normal de Ituaçu. Ele foi diretor do Ginásio desde a fundação até o ano de 179, quando faleceu. “Nada mais justo que façamos justiça a esta figura de grande importância para a educação da cidade de Ituaçu, dando o seu nome a este novo colégio estadual, a esta grande obra do nosso Governador Rui Costa, que será mais um marco na educação do município”, salienta o partido por meio das redes sociais.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas