Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Historiadores da região repudiam vídeo de contador de história sobre Morro do Pai Inácio

No vídeo, Ivan contava a história do nome que deu origem ao ‘Morro do Pai Inácio’ | FOTO: Montagem do JC |

Os historiadores e biógrafos da Chapada Diamantina repudiaram o vídeo do contador de história baiano, Ivan Mesquita, sobre o Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. O vídeo foi publicado na última quinta-feira (30) e apagado na sexta-feira (1º), após erros e inconsistências terem sido apontados.

No vídeo, Ivan contava a história do nome que deu origem ao ‘Morro do Pai Inácio’. No entanto, o vídeo trouxe imagem de outra pessoa e, conforme os historiadores, pontuou inverdades sobre o fato. Após as indignações serem pontuadas por seguidores e historiadores, o humorista apagou o registro e se desculpou por meio dos stories.

“O vídeo tratou com inverdades a memória do Coronel Sá e de sua esposa, ridicularizou a imagem do Coronel Horácio de Mattos, até chifre colocou na imagem de Horácio ao mencionar a palavra corno”, pontuam ao alegarem que a ofensa pode ser tratada como um crime de calúnia às pessoas mortas.

“O infame vídeo cria uma história falsa sobre a razão do Morro do Pai Inácio ter sido assim batizado, considerando que a histórica justificativa do batismo do morro é uma lenda e nunca teve relação nenhuma com o grande Coronel Cesar Sá ou com grande Coronel Horácio de Mattos”, continuaram.

Indignados, as pessoas que dominam os fatos históricos da Chapada estão lamentando o vídeo e defendendo o patrimônio histórico e cultural. De acordo com eles, o fato histórico narrado foi recheado com uma lenda que teve a presença de vários personagens da vida real e de forma pejorativa.

Ainda conforme os historiadores, é preciso reestruturar a aplicação de termas históricos no turismo, rede de ensino, veículos de comunicação e na literatura. “Ele narra com anacronismo, quando diz que os coronéis eram escravistas e faz piada dizendo que eram “cornos” quando dá a entender uma traição da esposa (…) É o caos total, é a desconstrução de nossa história, da verdadeira história da Chapada”.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Contador de história baiana relata história da origem do nome do Morro do Pai Inácio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas