Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Aprovados no concurso público de Ruy Barbosa pedem convocação ao manifestarem deficiência do número de professores

Carta é direcionada à prefeitura do município | FOTO: Divulgação/PMRB |

A segunda parte dos aprovados da lista de ampla concorrência do concurso público do município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, realizado em novembro de 2020, para o cargo de professor nível 2, pede convocação e denuncia rumores de que professores sem concurso assumiriam as vagas, quando eles têm direito à nomeação.

Segundo a carta aberta feita por eles, os que ficaram entre a colocação 81 até 160 da lista de ampla concorrência se encontram como “excedentes”. Em contrapartida, eles alegam que há uma deficiência no número de profissionais da categoria. A carta é direcionada à prefeitura, administrada pelo prefeito Cláudio Serrada (PSD).

De acordo com os aprovados, eles foram submetidos a todas as etapas do concurso, participaram de prova escrita e de títulos, visto que conforme o edital, para participar da prova de títulos seria o dobro do número de vagas, logo, seriam 160 vagas na ampla concorrência e oito na categoria de deficientes.

No presente edital, apenas são apontadas 84 vagas. No entanto, conforme os aprovados, não há concurso há 27 anos na cidade e o de 2008, no qual foram ofertadas 150 vagas, foi anulado. Logo, eles questionam o baixo número de vagas ofertadas no concurso de 2020.

“Não teria motivo pra dizer que não tem mais vagas, pois tem notícias sobre pessoas sendo contratadas sem concurso. Por lei, a prefeitura não pode chamar substitutos ou Redas enquanto existem aprovados. E nós somos os aprovados imediatos, via concurso público”, informa uma fonte ao Jornal da Chapada (JC).

“De lá [último concurso] pra cá, muitas aposentadorias, exonerações e falecimentos ocorreram que colaboraram para o surgimento de vagas para esse cargo tão importante para a sociedade como um todo”, pontuam os aprovados em carta aberta.

“Participamos de todos os processos do concurso público, nos submetemos a prova escrita e prova de títulos… Sabemos que a cidade necessita de mais professores, por que não nos convocar? Estamos aguardando ansiosamente pela nossa convocação”, afirmam.

“A cidade de Ruy Barbosa precisa de mais professores além destes 84, que já foram convocados, mas nós que fomos aprovados e aguardamos convocações, também sonhamos em garantir nosso emprego e contribuir com a educação da cidade de Ruy Barbosa”, salientam ao questionarem o motivo da gestão não convocar os demais professores, visto que há um número baixo de docentes na cidade.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas