Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Sistema de resfriamento constante utiliza sal e luz solar e dispensa eletricidade

Dispositivo ainda está em fase experimental | FOTO: Imagem: Reprodução/KAUST |

Um sistema de resfriamento constante foi desenvolvido por pesquisadores da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), na Arábia Saudita, utilizando apenas sal e luz solar em abundância para esfriar ambientes internos ou refrigerar alimentos.

Componentes elétricos são dispensados no dispositivo, ainda em fase experimental. O sistema aproveita o fenômeno natural de mudança de fase, no qual a energia é absorvida conforme os cristais de sal se dissolvem na água. Quando o sal é adicionado à água quente, a água esfria rapidamente à medida que o sal é diluído.

“Pensamos em um projeto de armazenamento e conversão de energia solar que funciona fora da rede elétrica convencional para garantir um resfriamento mais ecológico e barato”, pontuou o professor de ciência ambiental Wenbin Wang, autor principal do estudo.

Componentes elétricos são dispensados no dispositivo | FOTO: Reprodução/KAUST |

Experimentos
O nitrato de amônio foi escolhido devido a sua alta solubilidade em água e capacidade de resfriamento imediato. Além disso, o sal é barato. Dentre os vários sais, ele tem o resfriamento quatro vezes maior que o cloreto de amônio, segundo sal mais eficaz em testes de laboratório.

Em seguida, os cientistas descobriram que o sal resfriava espaço ao redor de um copo de metal cheio de nitrato de amônio de temperatura ambiente de 25ºC para 3,6ºC em apenas 20 minutos. Por mais de 15 horas, o resfriamento permaneceu abaixo de 15ºC.

Os pesquisadores acreditam que dispositivo também poderia ser usado para resfriar e conservar elementos. Além disso, é possível aproveitar a energia solar para cristalizar e reutilizar o sal após a evaporação da água.

A maior parte da água poderia ser recuperada e reutilizada com o uso de um destilador solar acoplado ao sistema de resfriamento, garantindo um abastecimento sustentável. Jornal da Chapada com informações de Kaust e Canal Tech

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas