Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Presidente do PSD nacional diz a Lula que partido terá candidato à Presidência ano que vem

Segundo Kassab, Lula entendeu a decisão do partido | FOTO: Divulgação |

O presidente do PSD, Giberto Kassab, afirmou à Lula, nesta terça-feira (5), que o seu partido terá candidatura própria em 2022. “Foi um convite para que o diálogo se mantivesse, portas para algum entendimento no futuro, mas que não passa por essa eleição porque nós vamos ter candidato próprio”, afirmou Kassab.

Segundo Kassab, Lula entendeu a decisão do partido, em uma conversa que durou um pouco menos de uma hora, conforme relatos. O objetivo do café era atrair o partido para uma aliança, para sinalizar ao eleitorado de centro. Com uma série de reuniões desde domingo (3), Lula também esteve com as cúpulas de PSB, PSOL e PCdoB.

Em conversa com o PSB, Lula reafirmou que o PT apoiará o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) na disputa pelo Governo do Rio de Janeiro. “Ele [Lula] disse claramente que no Rio de Janeiro o candidato dele sou eu, o que para mim é ótimo”, pontuou o deputado.

Ainda durante o diálogo, o PSB discutiu com Lula a situação de, no mínimo, cinco estados onde a sigla pretende lançar candidatos. São eles: Rio de Janeiro, Acre, São Paulo, Pernambuco e Espírito Santo. O ex-presidente pontuou que pode apoiar os atores do PSB que entrarem nas disputas nesses locais em troca do apoio nacional. No entanto, o PT também pode tentar pré-candidaturas em Pernambuco e São Paulo.

Já em diálogo com o PSOL, Lula não discutiu especificidades eleitorais, assim como não debateu sobre apoio aos estados. A conversa tratou de assuntos mais amplos, como a construção de uma unidade da esquerda contra Jair Bolsonaro (Sem Partido). A cúpula do PCdoB também deve apoiar Lula no ano que vem.

Nesta quarta-feira (6), o petista janta na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), que presidiu o Senado no biênio 2017-2018. Vão participar do encontro quadros relevantes do MDB, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o líder do partido no Senado, Eduardo Braga (AM). Jornal da Chapada com informações de Julia Chaib de Folhapress.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas