Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Incêndio florestal atinge Pico das Almas em Rio de Contas e ameaça biodiversidade local

O fogo atingiu o Pico das Almas queimando toda mata nativa | FOTO: Brigada Gaviões da Chapada |

Um incêndio florestal ameaça a biodiversidade da região e mata nativa do Pico das Almas, município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. De acordo com informações, o local afetado é onde fica a principal nascente do Rio Brumado – que está a 1.700m de altitude.

Em publicação no Instagram, a Rádio Rio de Contas FM aponta que equipes com 23 homens entre militares do Corpo e Bombeiros e brigadistas dos ‘Guardiões Ambientais da Serra das Almas de Livramento’ (Gasa) ‘Gaviões da Chapada de Rio de Contas’ dividiram-se em grupos e atuam para conter as chamas.

“Os brigadistas Gaviões da Chapada estão no Vale do Queiroz e Mata do Rio Brumado no Parque Serra das Almas e o Corpo de Bombeiros e brigada Gasa estão na região de Livramento”, aponta texto publicado pela reportagem da Rádio Nova Rio de Contas FM.

São dois aviões do modelo Air Tractor com capacidade de armazenamento de dois mil litros de água cada que estão atuando em áreas de difícil acesso na Serra das Almas. Tem ainda um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) que ajuda a locomoção dos brigadistas e militares.

A luta contra as chamas que atingem a Serra das Almas em Rio de Contas e Livramento começou, segundo informações, com a brigada Gaviões da Chapada – que constatou que o incêndio foi iniciado na comunidade do Rio da Caixa. O fogo chegou a atingir as comunidades de Itaguaçu, Rocinha, livramento, Érico Cardoso e Rio de Contas. Há previsão de chuva na região. Jornal da Chapada com informações do Rádio Nova Rio de Contas FM.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas