Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Gestão do presidente Bolsonaro é reprovada por 58% dos brasileiros, aponta pesquisa

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro | FOTO: Carolina Antunes/PR |

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Poder360 mostra que a reprovação do governo Bolsonaro diminuiu 5 pontos: era 63% e foi para 58%. O levantamento também mostrou que 33% dos entrevistados aprovam o governo de Jair Bolsonaro. Oscilou dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais.

Esses números revelam uma melhora pontual para o governo, segundo os realizadores da pesquisa. Porém, a avaliação geral do governo anda é negativa, pois, a reprovação está 25 pontos percentuais acima da aprovação. A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 469 municípios nas 27 unidades da Federação de 11 a 13 de outubro de 2021. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Os números estratificados
O trabalho pessoal de Bolsonaro também foi avaliado: hoje, 53% classificam o presidente como “ruim” ou “péssimo”, uma queda de 5 pontos em comparação a duas semanas antes. Por sua vez, o grupo que considera o trabalho do presidente “bom” ou “ótimo” foi de 25% a 29%, variou positivamente dentro da margem de erro.

Quando analisado por divisão de gênero, entre os homens 54% desaprovam, e 41% aprovam; entre as mulheres, 62% aprovam, e 26% desaprovam. Entre os jovens com idade de 16 a 24 anos, 62% consideram o trabalho do presidente “ruim” ou “péssimo”. O presidente Bolsonaro, quando os números são analisados por região, tem o seu melhor desempenho no Norte: 42% aprovam, e 48% desaprovam.

Chama a atenção que no Sudeste a reprovação ao trabalho do presidente Bolsonaro está em 59%, a aprovação em 35%. As maiores taxas de reprovação do presidente são no Centro-Oeste (60%) e Nordeste (61%). Quando o recorte é por escolaridade, o presidente tem o seu maior apoio com aqueles que têm ensino fundamenta: 39% aprovam, e 48% desaprovam; entre as pessoas com o ensino o superior está o maior índice de reprovação, 66%. Com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas