Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Monitoramento e rescaldo de incêndios florestais são feitos no Parque Nacional da região

Chamas são monitoradas dentro do Parque Nacional | FOTO: Arquivo/Divulgação |

Ações de monitoramento, vigilância e rescaldo nos focos de incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) prosseguiram entre a segunda (11) e terça-feira (12), conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os incêndios atingiram as regiões do ‘Morro Manoel Vitor’, no centro da unidade federal de conservação, e entre as localidades de ‘Fazenda Ibicoara’ e ‘Tremendal’, em Mucugê.

Houve reignições ao longo do período, especialmente no ‘Morro Manoel Vítor’, formando linha de fogo ativa nas bordas de uma localidade conhecida como ‘Baixa Funda’.

Brigadistas e aviões, modelo AirTractors, foram mobilizados, sendo que até o final da terça-feira foram mobilizadas 43 pessoas para permanecer nesta área até a quarta-feira (14).

Na terça, as ações contaram com a participação do helicóptero da PM da Bahia, que contribuiu na definição de estratégias de atuação e no recolhimento de materiais que foram levados para a serra.

Nos dois dias tiveram chuvas nos locais, contudo, não há informações se foram suficientes para extinguir os focos na serra. Além disso, área fora dos limites do PNCD foi atingida por registros de incêndios nesses dois dias.

Em razão dos focos dentro do parque, o ICMBio não conseguiu apoiar nestes incêndios relatados. No entanto, os acessos ao Vale do Pati podem ser utilizados normalmente.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas