Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Parque Nacional extingue focos de incêndios ativos; monitoramento e rescaldo permanecem em algumas regiões

Incêndio destruiu área no Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/ICMBio |

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) não tem focos de incêndios ativos dentro da unidade de conservação federal, conforme atualização do último sábado (16). No entanto, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pontua que desde as ações de monitoramento, vigilância e rescaldo permanecem em algumas regiões da unidade.

Na região do ‘Morro Manoel Vitor’, no centro do parque, ações de combate e posteriormente de monitoramento e rescaldos permanecem desde o dia 11 de outubro. No local, brigadas voluntárias da região, da brigada do parque, do Prevfogo, do Ibama e de outras unidades do ICMBio prestaram apoio.

Na área atingida pelo incêndio ocorrem fendas de rochas com grande deposição de matéria orgânica, visto que quando um incêndio atinge esses locais ocorre fogo subterrâneo, chamado na região de “fogo de turfa”. Logo, muitas vezes, para que ocorra a extinção do fogo nesse cenário, são necessárias chuvas abundantes por diversos dias.

No entanto, as chuvas do último final de semana não permitiram a umidificação do solo e, por isso, permanece sendo necessário o monitoramento e rescaldo desde então. Brigadistas subiram para a região na última sexta-feira (15) para o monitoramento e aeronaves estão prestando auxílio.

Embora fumaças não tenham sido registradas, o monitoramento será mantido até que possa se declarar foco extinto. Os acessos ao Vale do Pati podem ser utilizados normalmente, segundo o ICMBio.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas