Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Morre paciente diagnosticado com variante delta da covid-19; outros 55 casos são detectados no estado

Sesab alerta que este é um cenário em que a população deve ter ainda mais atenção para completar o esquema vacinal | FOTO: Divulgação/Sesab |

Um homem de 67 anos, que foi diagnosticado com a variante delta da Covid-19, morreu em decorrência da doença segundo informações confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quinta-feira (21). Ele era residente do município de Pintadas, a 258 quilômetros de Salvador.

De acordo com a Sesab, a vítima não apresentava histórico de vacinação contra o novo coronavírus. Além disso, não há informações se o paciente tinha alguma comorbidade. A morte ocorreu no dia 08 de setembro.

Este é o terceiro óbito confirmado da variante delta no estado. A primeira morte aconteceu em Salvador e foi confirmada no dia 27 de agosto. Já a segunda, ocorreu em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, e foi confirmada no dia 20 de setembro.

Ainda nesta quinta-feira, a Sesab informou que análises da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontaram mais 55 amostras da variante delta no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 190 casos da variante.

Os casos positivos para a variante delta foram identificados em 47 municípios, com maior número de casos em Salvador (39), Pé de Serra (19), Lauro de Freitas (12), Bonito (11), Feira de Santana (9), Baixa Grande (7), Riachão do Jacuípe (7) Ilhéus (7), Camaçari (6) e Nova Fátima (6).

Segundo a Sesab, os quatro primeiros casos da variante delta foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador.

A secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, disse que a situação preocupa e afirmou que é necessário continuar com uso de máscara, além de reforçar a importância da vacinação.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) também tem feito sequenciamento no estado. De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, o laboratório está concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos.

O Lacen-BA analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. Com informações do g1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas