Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Milho não transgênico, polpa de frutas, plantas alimentícias não convencionais e beiju doce no Rural Produtivo

Sempre aos sábados, às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, na TVE | FOTO: Divulgação/SDR |

Neste sábado (23), o Rural Produtivo mostrou o beneficiamento de milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê e a produção de polpa de frutas e derivados da mandioca do grupo de mulheres ‘Produzindo Esperança’, no município de Souto Soares. Também tem o sistema produtivo das Plantas Alimentícias Não Convencionais, no município de Bom Jesus da Lapa. E ainda uma receita de beiju doce e música com o Grupo Folclórico Raio de Sol. Sempre aos sábados, às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Em Irecê, a Copirecê, criada em 1970, conta com 510 cooperados no quadro de negócios em busca de novos mercados. Com investimentos na aquisição de máquinas e equipamentos, atualmente trabalha com o beneficiamento de milho não transgênico para a produção de flocão, mugunzá, creme de milho, mingaus e canjiquinha. O flocão de milho é o único do mercado com o selo de não transgênico, um orgulho para os sócios que se dedicam à produção livre de organismo geneticamente modificado.

O programa foi até a comunidade de Morrinhos de Baixo conhecer o grupo de mulheres ‘Produzindo Esperança’, que foi atendido com uma unidade de beneficiamento, máquinas, equipamentos e acompanhamento técnico para melhorias na produção de polpas de frutas naturais e derivados da mandioca. Lá, a principal comercialização acontece para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo a renda das mulheres da região.

Em Bom Jesus da Lapa, na comunidade quilombola Fortaleza, o sistema produtivo das PANCs está se consolidando e conquistando novos mercados, por intermédio da assistência técnica e extensão rural voltada para a diversificação produtiva, reafirmando a potência do povo quilombola. As plantas são comercializadas na região e estratégias como delivery, parcerias com profissional de visibilidade local e divulgação em rede social estão atraindo novos clientes e ampliando a renda dos agricultores.

Ainda nesta edição, a agricultora Joana da Silva Santos, moradora de Candiba, vai ensinar uma receita de beiju doce com coco fresco e rapadura. Para finalizar, música com o Grupo Folclórico Raio de Sol, que há 100 anos faz parte da cultura do município de Ribeira do Pombal. Atualmente, é liderado por Seu Simão Bispo, de 83 anos, que também confecciona os instrumentos musicais.

O Rural Produtivo é resultado da parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site da emissora, pelo Youtube e pelo Facebook. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas