Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Autor de grandes sucessos da teledramaturgia, Gilberto Braga morre aos 75 anos

O autor Gilberto Braga | FOTO: Divulgação |

Aos 75 anos, o autor de grandes sucessos da teledramaturgia brasileira, Gilberto Braga, morreu, na noite de terça-feira (26), vítima de complicações por conta de uma infecção sistêmica. Gilberto se destacou por vilões inesquecíveis, como ‘Odete Roitman’, de ‘Vale Tudo’.

O carioca, que sofria Mal de Alzheimer, estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Nos últimos dias, ele passou a enfrentar uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esófago, sem conseguir resistir às complicações. Na próxima segunda-feira (1º), Braga comemoraria o aniversário de 76 anos.

Dentre os seus trabalhos, ele foi autor das novelas ‘Vale Tudo’, ‘Anos Dourados’, ‘Celebridade’, ‘Força de um Desejo’ e ‘Dancin’ Days’. Ele iniciou a carreira como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo. O autor era casado com Edgar Moura Brasil, decorador e seu companheiro por quase 50 anos.

Como autor, a sua estreia foi na TV Globo, em 1972, com uma adaptação de ‘A Dama das Camélias’, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Já sua experiência em telenovela foi com ‘Corrida do Ouro’, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair.

Dois anos depois, veio o seu primeiro sucesso, com ‘Escrava Isaura’. O autor chegou a vencer o Emmy Internacional de Melhor Telenovela, em 2008, por seu trabalho em ‘Paraíso Tropical’. A sua última novela foi ‘Babilônia’, em parceria com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, exibida em 2015.

“Gilberto, em parceria com seus diretores, fazia questão de escolher cada um dos atores. Ele conhecia esses artistas em cena, especialmente como seus textos eram interpretados por eles e, uma vez escalados, escrevia os diálogos pensando em quem iria interpretá-los. Essa dobradinha “personagem/elenco” era fundamental no processo criativo do autor”, pontuou a emissora por meio de nota. Jornal da Chapada com informações de CNN Brasil e O Globo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas