Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Agricultores de Iramaia recebem equipamentos e insumos para garantir segurança alimentar e nutricional

Chegada dos investimentos vai diversificar a produção | FOTO: Divulgação |

Os agricultores familiares da comunidade de ‘Novo Acre’, no município de Iramaia, localizado na Chapada Diamantina, receberam, na terça-feira (25), equipamentos e insumos para garantia da segurança alimentar e nutricional. A entrega foi feita pelo Governo da Bahia que investiu R$55 mil na ação, por meio do projeto ‘Bahia Produtiva’.

As entregas, que incluem telas sombrite, caixas d’água, esterco, pulverizador, regadores manuais e sementes para produção de hortaliças e alimentos, foram feitas à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Novo Acre, que foi selecionada no edital ‘Emergencial de Segurança Alimentar e Nutricional’.

O edital vem investindo mais de R$15 milhões em ações direcionadas para a produção de hortaliças, frutas, raízes e plantas alimentícias não convencionais (PANC). Os agricultores terão, também, o apoio fundamental das instituições prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Vai mudar muita coisa, pois vou ter assistência técnica para lidar com os plantios, além de servir como uma renda extra dentro de casa. Me sinto muito satisfeito, alegre e cheio de confiança. Agradeço muito esse apoio do Bahia Produtiva porque representa a alegria de dias melhores”, comentou o agricultor Jailton Santos.

“Todos ficaram felizes com os novos equipamentos, pois vão alavancar a produção aqui na comunidade e garantir a alimentação das pessoas”, salientou o secretário da Associação, Perivaldo dos Santos. Ainda segundo ele, a expectativa é que, além do consumo, seja possível comercializar no futuro os excedentes para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A chegada dos investimentos vai, inclusive, diversificar a produção, segundo o assistente territorial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pablo Rocha. “É o início de um sonho sendo materializado na comunidade. Ampliando seus quintais, os agricultores poderão ter a soberania alimentar e comercializar o excedente”, citou.

Os contratos de assistência técnica nesse edital foram estabelecidos entre entidade privadas e consórcios públicos com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Nesse caso, a prestadora da assistência técnica será o Centro de Formação e Organização Comunitária (Ceforc).

Bahia Produtiva
O ‘Bahia Produtiva’ é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas