Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Estado baiano tem o segundo maior índice de homicídios de crianças, aponta levantamento

Estudo aponta que a maior parte dos crimes é cometido por familiares | FOTO: Kilvia Muniz/SVM |

A Bahia tem o segundo maior índice de homicídios de crianças dentre os cinco estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança. Além disso, Estado é o com mais casos de violência sexual entre os monitorados do Nordeste e lidera os casos agressão física contra crianças na região.

Especialistas afirmam que os dados, que integram o boletim de Infância Interrompida, refletem falta de políticas públicas. Com dados de junho de 2019 a maio de 2021, o levantamento foi feito em cinco estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Os estados do Piauí e Maranhão chegaram na Rede em agosto desse ano e ainda não estão nesse apanhado.

O boletim aponta que foram relatados 1.473 eventos ou um registro a cada 12h, entre casos de violência letal, sexual e institucional, monitorados durante dois anos. O órgão responsável pelo estudo aponta que a maior parte dos crimes é cometido por familiares e praticado em lugares que deveriam ser de acolhimento e segurança.

No total, após a observação dos dados dos cinco estados, foi possível notar um aumento de 10,3% de registros de violência contra criança e adolescente nos primeiros cinco meses deste ano. Além disso, a Bahia lidera os números de violência sexual no Nordeste

Dentre alguns casos monitorados, de repercussão nacional, estão: o caso do menino Henry Borel (4), o de Miguel Antônio (5), das primas Emily e Rebecca e dos jovens Mizael e Juan Ferreira. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas