Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: MST denuncia atentado de bolsonaristas contra famílias sem terra no município de Prado

De acordo com o levantamento da CPT, 4 assassinatos ocorreram no estado do Pará, que teve o maior número de casos | FOTO: Reprodução/MST |

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) denunciou em suas redes sociais no último domingo (31) uma ação armada promovida por grupos bolsonaristas contra famílias camponesas na Bahia. No atentado que buscou instalar o terror no acampamento, ônibus foram queimados, veículos e casas foram depredadas e trabalhadores foram mantidos reféns.

“Famílias Sem Terra do Assentamento Fabio Henrique, no município do Prado (BA), foram surpreendidas por mais de 20 homens encapuzados e fortemente armados. O grupo armado atirou em direção aos trabalhadores que estavam reunidos no momento em uma assembleia”, denunciou o MST.

Segundo o movimento, dois ônibus de agricultores foram queimados e casas foram depredadas durante a ação. Além disso, três carros de passeio foram atingidos por disparos na agrovila.

O MST afirma ainda que alguns trabalhadores foram feitos de reféns durante o ataque. Apontando armas para os assentados, o grupo de encapuzados queria localizar as lideranças locais. “Durante o atentado vários trabalhadores foram perseguidos e tiveram que adentrar em meio da plantação de eucalipto, circunvizinha ao assentamento”, afirma o movimento.

Para a Direção Nacional do MST, “o atentado faz parte de uma ação coordenada, com apoio de grupos bolsonaristas a nível local e nacional, que financiam e recrutam milicianos, com objetivo específico de atacar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”.

Um boletim de ocorrência foi registrado, a Secretaria de Segurança Publica da Bahia prometeu acompanhar os fatos e a Polícia Militar foi ao local. Segundo o movimento, alguns dos envolvidos foram já identificados e integram grupos bolsonaristas que frequentam o Casarão Brasil de Teixeira de Freitas (BA), uma espécie de clube de “articulação bolsonarista e de promoção fake news na região”. Com informações da Revista Fórum.

Confira fotos e vídeos divulgados pelo MST:

Famílias sem terra sofrem atentado promovido por bolsonaristas | FOTO: Reprodução/MST |
Famílias sem terra sofrem atentado promovido por bolsonaristas | FOTO: Reprodução/MST |

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas