Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Menino de 8 anos com QI de 140 entra para sociedade de gênios

Dentre as suas vocações, ele toca violão, guitarra, teclado, ukelele, contrabaixo e tem habilidade em percussão e gaita | FOTO: Acervo Pessoal/Reprodução |

O jovem paulistano, Gustavo Saldanha, de 8 anos, se tornou o brasileiro mais jovem a compor o quadro da Mensa, sociedade internacional de pessoas com “alto quociente de inteligência (QI)”, que tem o objetivo de reunir os 2% da população que têm intelecto acima da média.

Dentre as suas vocações, ele toca violão, guitarra, teclado, ukelele, contrabaixo e tem habilidade em percussão e gaita. Além disso, consegue todas, praticamente, todas as músicas dos Beatles, além de saber instalar sistemas operacionais em computadores.

Após perceberem que o garoto tinha alta facilidade de aprendizagem, os pais levaram o menino à um centro especializado, onde ele foi submetido a um teste de cinco dias no WAIS III, que é considerada uma das “provas de inteligência” mais robustas do mundo.

Apesar de frequentar o ensino fundamental em São Paulo, Gustavo já recebeu convite para bolsa de estudos na Logos University Interacional, nos Estados Unidos, além de ter sido aceito na Mensa.

No exame das provas de inteligência, ele posicionado entre o 1% mais inteligente da população, com 99% de acertos. Para ser aprovado na Mensa, é necessário, ao menos, percentil de 98.

Gustavo tem um QI de 140, enquanto a média gira em torno de 100. Antes dele, Laura Laura Büchele, de 9 anos, era a brasileira mais jovem a ter conseguido ser admitida na sociedade, com QI de 139. Jornal da Chapada com informações de O TEMPO e Exame.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas