Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projetos audiovisuais produzidos por contemplados da região em premiação serão lançados neste sábado

A iniciativa englobou jovens, estudantes, artistas, produtores culturais, idealizadores, escritores e empreendedores da região chapadeira | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Os projetos audiovisuais produzidos pelos contemplados no ‘Prêmio Jovens Grãos em Tempos de Pandemia 2021’ serão lançados no sábado (20), pelas redes sociais. A premiação promoveu mais de R$ 20 mil em prêmios para os jovens da cidade de Lençóis e da região da Chapada Diamantina, apoiando as ideias e sonhos deles.

O prêmio foi lançado com o objetivo de apoiar a rede de jovens da ‘TiVi Griôe’, do ‘Grãos de Luz’ e ‘Griôde Lençóis’, no engajamento em atividades de comunicação, arte e educação para o desenvolvimento, economia solidária e incidência política em questões de gênero e raça, bem como conscientização no contexto da pandemia.

A iniciativa englobou jovens, estudantes, artistas, produtores culturais, idealizadores, escritores e empreendedores da região chapadeira. Eles preencheram um formulário e montaram equipes, entre três e quatro participantes, priorizando jovens mulheres, negros e LGBTQIA+.

O resultado do ‘Prêmio Jovens Grãos em Tempos de Pandemia – edição 2021’ foi lançado no dia 3 de novembro (veja aqui a gravação da live da premiação). Confira a lista de contemplados e seus projetos audiovisuais:

Grupo 1 – Tainã Caires, André Fonseca, Jamile Santos e Ana Carla Machado -Produção audiovisual e musical do videoclipe da música ‘De Volta às Raízes’ pelo grupo Trietu e a Recan Produções.

Grupo 2 – Ivana Paixão, Michele Gomes, Luiza Souza, Juliane Silva – Produção audiovisual de vídeo promocional da mãe jovem negra, Ivana Paixão, e de seu empreendimento de joias artísticas e artesanais, com estética afro-brasileira.

Grupo 3 – Rosiane Souza, Juliana Almeida, Edvania Soares e Emily Santos -Produção audiovisual de vídeo artístico teatral sobre os conflitos entre a cultura da tecnologia e a cultura da leitura.

Grupo 4 – Raiane Santos, Taissa Jesus e Cassandra Cruz – Vídeo documentário sobre o valor social e comunitário da formação de jovens quilombolas para as suas comunidades e a falta de políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior para eles.

Grupo 5 – Crislayne Miranda, Ciro Pacheco, Marielle Nogueira – Produção audiovisual de vídeo promocional sobre o empreendimento da jovem negra trancista Crislayne Miranda.

Prêmio
O prêmio é uma realização do ‘Grãos de Luz’ e ‘Griôem’, em parceria com a ‘TDH’ e ‘Rede de Amigos Grãos de Luz’, idealizado pela educadora Lı́llian Pacheco, desde a sua primeira edição em 2020, e gerido por jovens da ‘Tivi Griô’ na comissão de avaliação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile