Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Amostra de café da região está entre as vencedoras na fase internacional e ganha direito de participar de um leilão

O anúncio foi feito na quinta-feira (18) pela diretora da BSCA, Vanusia Nogueira | FOTO: Divulgação |

A amostra de café da Chapada Diamantina está entre as 29 vencedoras na fase internacional do ‘Cup of Excellence – Brazil 2021’, principal concurso de qualidade do mundo para o produto, que a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realiza em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

O anúncio foi feito na quinta-feira (18) pela diretora da BSCA, Vanusia Nogueira. Nesta fase internacional, os 29 vencedores obtiveram nota igual ou superior a 87 pontos. Dentre as origens produtoras do país que venceram esta fase, além da região chapadeira, estão: Indicação de Procedência Matas de Minas, Média Mogiana (SP), Montanhas do Espírito Santo, Sul de Minas, além das Denominações de Origem Região do Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas.

Ao conquistarem o concurso, estes 29 vencedores ganham o direito de participar de um leilão, através da internet, no dia 20 de dezembro. Na ocasião, os principais compradores do mundo irão disputar os melhores cafés brasileiros da safra 2021 e os valores alcançados são superiores ao mercado convencional.

“Em uma safra totalmente transcorrida em meio aos desafios implantados pela pandemia da Covid-19 e às adversidades climáticas, a cafeicultura brasileira se mostrou resiliente e, uma vez mais, apresentou-nos cafés espetaculares”, salientou Vanusia Nogueira.

Primeiro lugar do concurso
O primeiro lugar na fila de qualidade exposta foi encabeçado pelo produtor Vitor Marcelo de Queiroz Barbosa, com seu lote produzido na Fazenda Cachoeira, em Carmo do Paranaíba, na Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro. A amostra recebeu 90,50 pontos do júri internacional, na escala de zero a 100 da competição, e foi eleito o melhor café especial do Brasil na safra 2021.

Campeões Nacionais
Ainda no concurso foram eleitos nove campeões nacionais, que receberam notas entre 86 e 86,99 pontos. Um dos cafés eleitos nesta fase foi o da Chapada Diamantina.

Os demais cafés são originários da Indicação de Procedência Alta Mogiana (SP), Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, Indicação de Procedência Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo. Os campeões nacionais também serão colocados à venda, pelo concurso, entre os dias 10 e 21 de dezembro.

Brazil Select
Com o aumento da possibilidade de negociação, além dos vencedores e campeões nacionais, as 37 amostras seguintes na classificação, que obtiveram nota igual ou maior que 86 pontos na fase internacional foram denominadas de Brazil Select e estão à venda desde 21 de outubro até o dia 5 de dezembro, em um marketplace.

Brazil The Coffee Nation
O Cup of Excellence – Brazil 2021 tem o objetivo de reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. Jornal da Chapada com informações de Notícias Agrícolas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas