Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Além de citar a música de Zé Ramalho, questões do Enem envolvem racismo e indígenas

Professores pontuaram que o grau de dificuldade foi “médio” | FOTO: Divulgação |

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 citou trecho da música ‘Admirável Gado Novo’, do cantor Zé Ramalho, e trouxe pessoas sobre racismo, questão indígena, escravidão, movimentos sociais e erotização da mulher no domingo (21). Nas 90 questões de múltipla escolha, divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, os professores pontuaram que o grau de dificuldade foi “médio”.

Trecho da música
Na questão, o aluno deveria relacionar um trecho de ‘Admirável Gado Novo’, que fala sobre ‘massa’ e ‘vida gado’, com o contexto em que a música foi lançada, em 1979, período que o país vivia sob ditadura militar. Em contrapartida, o tema do regime militar não apareceu de forma específica na prova.

Questão citou trecho da música ‘Admirável Gado Novo’, do cantor Zé Ramalho | FOTO: Reprodução |

Erotização da mulher
Em outra pergunta, foi tratado o tema da erotização do corpo feminino com a ilustração de uma “pin-up”, que é a designação em inglês que se refere a uma modelo voluptuosa. A emancipação feminina era abordada em uma questão que trazia uma charge do cartunista Henfil.

Racismo
Em relação ao racismo, uma questão mencionou um episódio da Copa de 1950 em que jogadores negros da Seleção Brasileira, como o goleiro Moacyr Barbosa, foram considerados bode expiatório pela perda do título, citado pelo Observatório da Discriminação Racial do Futebol.

Questão mencionou episódio da Copa de 1950 em que jogadores negros da Seleção Brasileira foram considerados bode expiatório pela perda do título | FOTO: Reprodução |

Escravidão
Várias questões sobre a escravidão foram pontuadas no primeiro dia de prova do exame nacional. Uma delas trazia uma notícia sobre recompensa de escravos fugidos e das estratégias dessas pessoas durante a fuga. Outra, sobre hierarquia entre as pessoas escravizadas.
Questão indígena

A questão indígena foi mencionada ao tratar da popularização nas redes sociais da prática de incluir no sobrenome o termo “guarani kaiowá” como forma de denúncia dos crimes cometidos contra os povos indígenas. O tema ainda foi tratado em questões sobre como o conhecimento indígena sobre sementes ajudou na relação da produção agrícola.

O tema ainda foi tratado em questões sobre como o conhecimento indígena sobre sementes ajudou na relação da produção agrícola | FOTO: Reprodução |

Tema da redação
Ansiosamente aguardado pelos jovens que prestaram o Enem, o tema da redação foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os professores, de forma geral, elogiaram a relevância do tema. Jornal da Chapada com informações de g1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas