Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Operação contra fraudes no auxílio emergencial cumpre 11 mandados em Salvador e Conceição de Maria

Investigações apontam que 90 contas foram falsificadas | FOTO: Divulgação/PF |

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a operação ‘Parcela Baiana, que visa combater fraudes no auxílio emergencial. No total, 11 mandados estão sendo cumpridos em Salvador e Conceição de Maria. Não há mandados de prisões temporárias.

Investigações apontam que 90 contas foram falsificadas no aplicativo da Caixa Econômica Federal (CEF), gerando prejuízo de R$ 90 mil ao programa assistencial. Os valores foram transferidos e depositados para contas vinculadas aos fraudadores e para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos suspeitos.

Dos 11 mandados, três são de busca e apreensão, quatro de afastamento de sigilo bancário e outras quatro de sequestros de bens. Também foram bloqueados R$200 mil de contas bancárias por determinação da Justiça. Os fraudadores responderão por furto qualificado mediante fraude e, caso sejam condenados, poderão pegar pena de dois a oito anos de reclusão.

Segundo a PF, a estimativa é de que o valor da fraude seja maior, visto que os dados investigados são de curto período, cerca de 14 dias, além de possivelmente existirem casos em que os beneficiários não contestaram o não recebimento do auxílio.

A investigação ocorre em três inquéritos diferentes, apurados a partir da base de dados da Polícia Federal e de proteções de contestação, fornecidos pela Caixa Econômica Federal.

Participam também da operação o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas