Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Servidora pública e pedreiro morrem após serem arrastados por forte chuva em Itaberaba; confira demais danos

Duas pessoas morreram por causa das fortes chuvas na região | FOTO: Montagem do JC |

Uma servidora pública, identificada como Iara Carneiro Silva, e um pedreiro, identificado como Antônio Martins Silva de Santana, 45, morreram após serem arrastados por forte chuva que atingiu o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, na madrugada de sábado (27) para domingo (28).

Conforme informações de testemunhas, a chuva atingiu diversas casas na ‘Travessa Aguiar e Silva’, na localidade ‘Barro Vermelho’. Ao sair para buscar ajuda, a laje da residência da servidora lotada na Educação Municipal caiu e ela foi arrastada pela água.

Na ocasião, o vizinho viu o acontecimento e tentou socorrê-la. No entanto, também foi arrastado por um rio de lama e detritos. As duas vítimas não conseguiram emergir e morreram.

A prefeitura, administrada por Ricardo Mascarenhas (PP), está oferecendo todo o suporte às famílias das vítimas. O local, que ainda oferece risco de desabamento, foi isolado pela Polícia Militar. Uma equipe de apoio psicossocial também foi enviada ao local.

As famílias desabrigadas foram encaminhas para pousadas locais, já que o Ginásio Municipal também foi atingido pela forte chuva. Nas ruas do município, a secretaria de Ação Social segue fazendo levantamento das necessidades e a Secretaria de Infraestrutura está realizando ações emergenciais e contenção de danos.

Estragos no município
O Centro da cidade também foi atingido pelos estragos da chuva. Com o impacto da forte chuva, o asfalto da rua ficou completamente deteriorado e crateras se formaram. Ainda no município, carros chegaram a ser arrastados pela intensidade da chuva, diversas pessoas ficaram desabrigadas e a infraestrutura como um todo ficou danificada.

Conforme a última atualização da Secretaria de Ação Social, 44 famílias desabrigadas foram atendidas, além de 18 pessoas desalojadas que foram encaminhadas para a casa de familiares, e 103 famílias que foram afetadas e atendidas.

Na BA-046, que fica no trecho do município, um poste caiu e outro está prestes a cair, com rede de alta tensão, deixando a via interditada, em frente ao ‘posto Jaguar’. A gestão acionou a Coelba e está providenciando materiais para resolução do problema.

No local, a rodovia está temporariamente interditada até que os reparos sejam totalmente concluídos. “Evite passar nesse trecho, e use as vias alternativas: entrando pela ‘Rua Torta do Açude Novo’, segue pela ‘ ponte do Brisa’, você sairá no ‘Barro Vermelho’”, pede a gestão por meio das redes sociais.

Prefeitura monta grupo de trabalho para atender demandas da chuva | FOTO: Divulgação |

Em toda o município há marcas e danos ocasionados pela força da chuva. No Centro, a ‘Rua Rubens Ribeiro’ e a ‘Avenida Rio Branco’ foram duramente castigadas. Segundo a gestão, os bairros mais atingidos são ‘Campo do Governo’, ‘Alameda das Umburanas’, ‘Barro Vermelho’ e ‘Brisas da Chapada’.

Na zona rural do município, algumas comunidades ficaram ilhadas: ‘Gerais’, ‘Queiroz’, ‘Batata’, ‘Laje’, ‘Poço Dantas’ e ‘Mamão’. Há previsão de uma intervenção da Defesa Civil Nacional no município, visto que apenas no sábado houve o volume de 130 milímetros de água em duas horas, sendo que em Itaberaba a estimativa é de 600 milímetros por ano.

Dano material ao curso de idiomas
A sede do curso de idiomas ‘CCAA’ de Itaberaba, que havia recentemente pintada e modernizada, também foi invadida, em cerca de um metro, pela chuva, ocasionando diversos prejuízos materiais, visto que objetos como televisões, botijões, máquinas de lavar, computadores e outros foram perdidos e um muro que separa o prédio de um terreno chegou a desabar.

O professor e sócio proprietário da escola, Manoel Parisio Ferreira, junto com o seu sócio, João Liberio Oliveira Júnior, foram surpreendidos com a quantidade de água da chuva que invadiu a escola. Eles ainda tiveram o dano emocional, em razão do medo da gata ‘Preciosa’, felino criado por eles, ter sofrido afogamento. No entanto, a gata se prendeu no alto e sobreviveu.

“No fundo do ‘CCAA’ dava para nadar de um lado para o outro no quintal, ficou com água acima do meu tórax, a água subiu muito. Tem mais de um metro de água ali, virou um grande piscinão”, comentou o professor e sócio proprietário da escola, Manoel Parisio Ferreira, ao Jornal da Chapada (JC).

Segundo os dois, a provável causa do alagamento do trecho foi um entupimento da boca de lobo que existe na praça ‘Flávio Silvany’, cuja tubulação passa embaixo do quintal do curso de idiomas.

Conforme Ferreira, houve ainda demora do atendimento do Corpo de Bombeiros, que foi imediatamente acionado. Ele ainda salienta que moradores afirmam que, em 1964, choveu muito mais do que este fim de semana, e o imóvel não havia nenhum dano, o que para os proprietários, há algo impedindo o fluxo da água da chuva.

Previsão do tempo
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão entre esta segunda-feira (29) e sexta-feira (3) permanece de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, além de previsão de tempo encoberto com chuvisco ao decorrer da semana.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas