Jornal da Chapada

#Brasil: Lula inspira projeto de lei do PT para absolvição das dívidas do Fies

Lula disse que, para ele, o governo atual vê o endividamento dos universitários como um incômodo | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, inspirou um projeto de lei no Congresso Nacional, que estabelece a absolvição dos débitos, juros e multas de dívidas do Fies, em caso de contratos fechados até 31 de dezembro deste ano. A proposta 4092/202 foi apresentada pelo senador Rogério Carvalho (PT-Sergipe).

Atualmente, há diversos jovens recém-formados que não conseguem pagar as parcelas do Fies, programa de financiamento estudantil que permitiu brasileiros chegarem ao Ensino Superior. Conforme pesquisas, 60% dos beneficiários não conseguem pagar as mensalidades do empréstimo. Durante discurso em uma das mais prestigiadas universidades do mundo, Sciences Po, na França, Lula disse que, para ele, o governo atual vê o endividamento dos universitários como um incômodo.

“Qual é o incômodo pro governo anistiar a dívida de jovens que não conseguiram pagar a universidade, se todo ano fazíamos Refis [Programa de Recuperação Fiscal] para anistiar os empresários que não pagavam seus impostos e a gente os perdoava?”, disse Lula. “Um governo que sabe fazer tanto perdão para empresários, por que que não pode fazer uma vez na vida perdão para os estudantes que tomaram dinheiro emprestado para estudar?”. Jornal da Chapada com informações de Brasil 247.

Pular para a barra de ferramentas