Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Enchentes em Minas Gerais provocam dez mortes em apenas 24 horas

Brumadinho | FOTO: Arquivo Pessoal |

As enchentes frequentes continuam provocando tragédias em Minas Gerais. Até o momento, foram registradas mais de 13 mil pessoas desalojadas e 19 mortos, sem contar as dez vítimas fatais no acidente em Capitólio, que não serão computadas no balanço até o encerramento das investigações.

A situação é tão dramática que dez pessoas morreram e 104 precisaram deixar suas casas somente nas últimas 24 horas.

Ao todo, 145 cidades vivem situação de emergência no estado. Ainda segundo a Defesa Civil, 13.756 pessoas precisaram deixar suas casas, mas não tiveram a residência destruída e estão abrigadas em lar de parentes ou amigos. Desde outubro de 2021, foram contabilizados 19 mortos em consequência das fortes chuvas em 12 cidades.

Deslizamento em Brumadinho mata família soterrada
O deslizamento provocado pelo transbordamento de dique de uma barragem da mineradora Vallourec em Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, no sábado (8), causou a morte de cinco membros de uma mesma família. Todos estavam em um carro na Serra da Moeda, em Brumadinho, a caminho do Aeroporto Internacional de Confins.

A professora universitária Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, seu marido, Henrique Alexandrino dos Santos, os dois filhos do casal, Vitor e Ana, (6 e 3 anos, respectivamente), e um parente, Geovane Vieira Ferreira, morreram soterrados. Eles também eram parentes do secretário de saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, que confirmou as mortes.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a estrutura de contenção de água na Barragem da Mina Pau Branco, da mineradora Vallourec, não suportou o grande volume de chuvas e o transbordamento atingiu a BR-040.

A família desviou do deslizamento na estrada e pegou um caminho alternativo, mas acabou sendo soterrada. Os corpos das vítimas foram encontrados nesta segunda-feira (10). Redação da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas