Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Imagens mostram dique de mineradora transbordando na região de Belo Horizonte em Minas Gerais

A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro | FOTO: Dudu Barbatti/Divulgação |

O Dique Lisa, da ‘Mina Pau Branco, pertencente à mineradora ‘Vallourec’, transbordou, no último sábado (8), em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Imagens do momento do transbordamento, que segundo o Corpo de Bombeiros aconteceu por causa do excesso de chuva, foram divulgadas.

A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e atingiu veículos que passavam pela rodovia. Por volta de 10h31 do sábado, as sirenes foram acionadas.

Segundo a Vallourec, em função das precipitações, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique. A empresa, prefeitura local e os bombeiros informaram que não houve rompimento de barragem. Na ocasião, uma pessoa ficou ferida.

Após o dique ter transbordado, a Justiça determinou a suspensão dos trabalhos na Mina e exigiu garantia de estabilidade do empreendimento. Em razão dos danos ambientais, o governo de Minas Gerais multou a mineradora ‘Vallourec’ em R$ 288,6 milhões. A empresa confirmou o recebimento da multa.

A empresa foi notificada por “causar intervenção de qualquer natureza que resulte em poluição, degradação ou danos aos recursos hídricos, às espécies vegetais e animais, aos ecossistemas e habitats ou ao patrimônio natural ou cultural, ou que prejudique a saúde, a segurança e o bem-estar da população”.

Entre os impactos visíveis e imediatos, estão a degradação da paisagem, fragmentação de habitats e poluição de corpos hídricos, além do potencial mortandade de peixes. A extensão dos danos ainda está sendo avaliada.

De acordo com o estado, foram verificados também impactos ambientas em duas unidades de conservação situadas no entorno do local do transbordamento: na Área de Proteção Ambiental Estadual Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e no Monumento Natural Municipal Serra da Calçada, em Nova Lima. Jornal da Chapada com informações do g1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas