Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Exposição virtual de gravuras de território de identidade da região acontece até 12 de fevereiro

As gravuras, inéditas, são reconhecidas como ferramenta de mobilização social por meio da arte | FOTO: Montagem do JC |

A exposição virtual ‘Gravuras e Bravuras Payayá’, território de identidade da Chapada Diamantina, irá publicar os desenhos do Cacique Juvenal Payayá, na página do Instagram até o dia 12 de fevereiro deste ano. O material, que começou a ser publicado na quarta-feira (19), também compõe a mostra virtual com artistas e público, no canal ‘Diálogo com os Povos’, da Teia dos Povos, no YouTube, às 19h, na sexta-feira (21).

Segundo representantes do projeto, a ação busca promover a arte indígena e o movimento cultural, que vem realizando um processo de retomada territorial e cultural. As gravuras, inéditas, são reconhecidas como ferramenta de mobilização social por meio da arte.

Parte desse material registra as expectativas e ações realizadas na preparação dos encontros Jornada de Agroecologia da Bahia e Teia dos Povos no Território Payayá, em 2019, e Pré-Jornada nos territórios Bocaina e Mocó, em Piatã, no ano passado.

Estarão presentes na conversa o mestre Joelson Ferreira, liderança popular, e articulador da Teia dos Povos, Ademário Payayá, indígena Payayá, doutorando e Mestre em Ciências da Educação, Julie Dorrico indígena Macuxi, Doutora em Teoria da Literatura na PUCRS, a liderança cultural na região, Emílio Tapioca e a bióloga e escritora Dinorah Poletto. O objetivo da conversa online é debater a importância do evento ‘Teia dos Povos’ para a retomada de ações e mostrar a relevância da arte na cultura indígena.

Cacique
Juvenal Payayá, 77 anos, nasceu em um pequeno povoado da região chapadeira. Ele já foi membro do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) e do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas do Estado da Bahia (COPIBA).

Em 2010, ajudou a fundar o grande movimento indígena MUPOIBA-Movimento dos Povos e Organizações Indígena da Bahia participando da primeira coordenação como diretor financeiro.

Já no ano de 2019 liderou o povo Payayá na retomada do território originário na cabeceira do Rio Utinga e realizou, junto com seus parentes, o maior encontro indígena do interior da Bahia, a ‘Teia dos Povos’.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas