Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Especialistas afirmam que planeta caminha para sexta extinção em massa

Comportamento humano trilha por um caminho para que a maioria dos animais desapareçam dentro de alguns séculos | FOTO: Reprodução |

O mundo já atravessou cinco grandes eventos de extinção em massa, o último deles há cerca de 65 milhões de anos e que marcou o fim dos dinossauros. E, segundo especialistas, o sexto já está em andamento — mas, ao contrário dos anteriores, este seria exclusivamente provocado pela ação humana.

Mudanças climáticas, destruição do habitat natural, poluição e agricultura industrial são apontados como problemas drásticos no estágio inicial de um desaparecimento semelhante ao que já ocorreu em outras eras.

Pelo menos um milhão de espécies correm risco de desaparecer para sempre nas próximas décadas, de acordo com estimativa de um relatório da ONU publicado em 2019 — nas extinções em massa, pelo menos três quartos de todas as espécies desaparecem em cerca de 3 milhões de anos. O problema é que o comportamento humano trilha um caminho para que isso aconteça dentro de alguns séculos. Com informações da GZH.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas