Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Erupção de Tonga foi 500 vezes mais forte que a bomba atômica de Hiroshima, apontam especialistas

A explosão deixou as ilhas do arquipélago de Tonga em farrapos e o aeroporto ainda está coberto de cinzas, dificultando qualquer pouso de avião | FOTO: Tonga Geological Services/Reuters |

Especialistas apontam que a erupção do vulcão subaquático Hunga Tonga-Hunga Há’apai, ocorrida no último sábado (15), em área do Oceano Pacífico pertencente à nação insular de Tonga, foi 500 vezes mais forte do que a primeira bomba atômica, de Hiroshima.

Com isso, pode ter sido a mais potente em cerca de 140 anos, visto que o geofísico do Serviço Geológico dos Estados Unidos, Michael Poland, afirma que essa pode ter sido “a erupção mais poderosa desde [a erupção do vulcão indonésio] Krakatoa em 1883”.

“Calculamos um número que gira em torno do equivalente a dez megatons de TNT”, disse James Garvin, cientista-chefe do Goddard Space Flight Center da Nasa, em entrevista à emissora de televisão NPR. Um megaton é o correspondente a 1.000 toneladas de explosivo.

Contudo, apesar de ter sido extremamente forte, a erupção durou menos de uma hora, contrariando o tempo de muitas outras erupções de grande porte, que são mais duradoras.

A explosão deixou as ilhas do arquipélago de Tonga em farrapos e o aeroporto ainda está coberto de cinzas, dificultando qualquer pouso de avião. Além disso, a nação polinésia ainda está totalmente isolada do mundo após os cabos de comunicação submarinos terem sido cortados pelo evento.

Uma pequena ilha foi especialmente atingida, tendo todas as casas supostamente destruídas. A ilha que desapareceu quase inteiramente com o evento foi formada a partir de uma plataforma que emergiu do mar devido a uma atividade vulcânica ocorrida há cerca de seis anos, conectando duas ilhas mais antigas de cada lado, de acordo com a NPR.
Jornal da Chapada com informações de texto base de Olhar Digital.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas