Jornal da Chapada

#Chapada: Seabra publica decreto estabelecendo novas medidas temporárias contra a covid-19

Para as medidas, o município considerou as medidas de restrição adotadas pelo Governo do Estado | FOTO: Divulgação |

O município de Seabra, um dos mais atingidos pelo novo avanço da covid-19 na Chapada Diamantina, publicou um decreto municipal, na segunda-feira (24), estabelecendo novas medidas temporárias contra a covid-19.

Para as medidas, o município considerou as medidas de restrição adotadas pelo Governo do Estado e a elevação no número de casos infectados e suspeitos no município, principalmente neste mês de janeiro.

Dentre as medidas estabelecidas estão a restrição de eventos e atividades com público de até, no máximo, 500 pessoas no município. A capacidade do público ainda não poderá exceder 50% da capacidade do local.

Segundo a gestão, estão incluídos como estes eventos cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais nas ruas do município ou privados, eventos profissionais, circos, solenidades de formaturas, passeatas, parques de diversões, eventos desportivos coletivos profissionais, atos religiosos, além de acesso aos bares, restaurantes, lanchonetes, academias, prédios públicos municipais e afins.

A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiros, como mercados e afins, bancos e lotéricas, foi a única que não obteve alteração, permanecendo a do mesmo decreto anterior, publicado em maio do ano passado.

Além dos cuidados sanitários, estes eventos deverão cobrar a comprovação da vacinação contra a covid-19. Para o público geral, será necessário ter tomado as duas doses contra o vírus.

Para crianças e adolescentes será necessária uma dose, observando o prazo de agendamento para a segunda dose. Em caso de pessoas que já podem tomar a dose de reforço, a terceira dose também será cobrada.

No caso de crianças que ainda não estão incluídas no plano vacinal, fica a autorizada a presença destas em eventos desportivos profissionais, parques de diversões e espaços desses nichos, desde que acompanhadas por responsáveis.

A Segurança Pública, através da Polícia Militar, irá apoiar as medidas estabelecidas pelo município. As medidas entraram em vigor no mesmo dia de publicação.

Boletim epidemiológico
Conforme o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na segunda-feira, dos 6.505 casos confirmados desde o início da pandemia de covid-19, 139 casos estão em tratamento, além de 6.278 casos recuperados, 88 que não resistiram às complicações do vírus. Há ainda 107 casos enquadrados como suspeitos.

Jornal da Chapada

Pular para a barra de ferramentas