Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto ‘Circo na Roça’ voltará a desenvolver oficinas gratuitas em Ibicoara

Podem participar crianças entre 6 e 13 anos, além de jovens e adultos a partir de 14 anos | FOTO: Divulgação |

O projeto ‘Circo na Roça’, de arte-educação para crianças, jovens e adultos, irá retomar as suas atividades no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, no mês de março. O projeto faz parte do ‘Circo Redondo’, que desde 2011 desenvolve projetos sociais com o município e precisou dar uma parada durante os primeiros anos de pandemia de covid-19, momento em que o circo foi totalmente reformado.

Entre março e dezembro deste ano serão realizadas oficinais gratuitas para moradores das comunidades rurais de ‘Baixão’, ‘Brejão’, ‘Mundo Novo’, ‘Campo Redondo’, ‘Bocaina’, ‘Barrinha do Mel’, distrito de ‘Cascavel’ e da sede do município. Podem participar crianças entre 6 e 13 anos, além de jovens e adultos a partir de 14 anos. As inscrições são realizadas no site: www.circoredondo.com.br.

O projeto irá beneficiar 75 pessoas que participarão de aulas de diferentes linguagens artísticas: circo, teatro de bonecos, música e dança. Cada oficina terá a duração de 2 meses. criadora e coordenadora do ‘Circo Redondo’, Dani Albuquerque vai ensinar acrobacias aéreas e de solo para as crianças, e trapézio fixo para jovens e adultos.

Os alunos vão aprender com Pedro Boneco a confeccionar e manipular bonecos. Já o multi-instrumentista Júnior do Jarro vai conduzir as oficinas de musicalização, com foco em trilhas sonoras, e Mariana Sucupira, as de dança Popular Brasileira.

“O circo é um lugar de interação, onde as atividades artísticas acontecem através da brincadeira. O resultado é que a pessoa adquire confiança, coragem, autoestima, ferramentas que leva para toda a vida”, destaca Dani Albuquerque.

Nos últimos dois meses acontecerão os ensaios e a montagem do espetáculo final, em que os alunos apresentarão as habilidades adquiridas. A Prefeitura Municipal de Ibicoara vai fornecer transporte gratuito durante todo o projeto para garantir que as crianças de várias localidades possam participar.

‘Futuro Bem Maior’
Neste ano, entre mais de 1480 inscrições, o circo-escola foi uma das 30 instituições selecionadas no 3º edital ‘Futuro Bem Maior’ para participar do programa de ‘Fortalecimento de Iniciativas de Impacto Comunitário’.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas