Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Região chapadeira entra no Livro de Records 2022 por pesquisa dos murundus esculpidos por cupins

Os murundus, nas palavras do livro escrito por Roy Funch, representam "a maior cidade animal subterrânea já feita" | FOTO: Reprodução/O Eco |

A Chapada Diamantina, além de ser destino de muitos turistas ao redor do mundo por seus encantos naturais, também é fonte de muito conhecimento científico, sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores.

Agora a região recebe uma nova conquista: uma entrada no Guinness Livro de Recordes 2022, graças à pesquisa sobre os murundus.

Os murundus, nas palavras do livro escrito por Roy Funch, idealizador do Parque Nacional da Chapada Diamantina, representam “a maior cidade animal subterrânea já feita”.

O pesquisador descreve que a estrutura “foi esculpida no Brasil pelos cupins Syntermes dirus, que escavaram 10 km³ de solo durante 4 mil anos.

Em volume, equivalente a 4 mil Grandes Pirâmides de Gizé no Egito. Estendendo-se por 230.000 km², a ‘megacidade’ dos cupins no Brasil é maior que a Grã Bretanha e é visível do espaço”.

Segundo Roy, há vários vídeos sobre os Murundus no YouTube, incluindo da Globo. A pesquisa é muito importante para a divulgação científica da Chapada Diamantina, que abriga grande parte da biodiversidade do Brasil.

O livro pode ser acessado clicando aqui (em inglês).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile