Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Casos de dengue e chikungunya disparam em Irecê e duas mortes são registadas

Gestão municipal deve intensificar ações contra a doença na região | FOTO: Divulgação r

Os casos de dengue e chikungunya dispararam no município de Irecê, na Chapada Velha, e duas mortes em razão da dengue foram registradas. Segundo a Secretaria de Saúde, já são 524 registros de dengue e mais 92 casos de chikungunya, confirmados pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

Os casos que evoluíram para morte são de uma paciente de 68 anos, atendida na UPA, com febre, dores musculares, cefaleia, dores nas articulações e hipotensão severa indicando choque hipovolêmico, e um homem de 75 anos, atendido na UPA com febre, cefaleia, placas avermelhadas na pele e disfunção hepática e renal grave.

A pasta municipal reuniu o Comitê de Operações Emergenciais e vai iniciar nesta segunda-feira (25) uma grande mobilização de combate ao mosquito, com a limpeza de terrenos baldios, utilização de maquinário para drenagem de grandes reservatórios de água ou lagoas, notificação a proprietários de terrenos para limpeza imediata e entrada em imóveis particulares com presença de focos do mosquito com autorização judicial.

Dois idosos morreram vítimas da doença | FOTO: Divulgação |

Além disso, serão realizados mutirões em áreas críticas com a participação das equipes de Saúde da Família, remanejamento dos agentes de combate às endemias para povoados críticos e envio de amostras ao Lacen diariamente. Ainda haverá aumento das equipes e aquisição de novas bombas para borrifação, assim como o ‘Carro Fumacê’ ficará no município entre os dias 24 de abril e 11 de maio para controle vetorial em bairros com maior índice de infestação.

Dentre os sintomas comuns das doenças estão febre, mal-estar, cefaleia (dor de cabeça), manchas avermelhadas no corpo, náuseas e vômito. Já os sinais mais graves são dores abdominais fortes, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, dificuldade respiratória, sangramento pelo nariz, boca, gengivas ou qualquer outro sangramento e perda de consciência.

A gestão municipal recomenda que para os sintomas leves e moderados, a população procure a Unidade de Saúde da Família do seu bairro. Já para os sintomas graves, o paciente deve buscar imediatamente a UPA ou o Hospital Regional de Irecê.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile