Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Quilombola de Morro do Chapéu é uma das seis vencedoras do prêmio ‘Impacto por Todas’, da ONU

Sirlene Santos, vencedora do prêmio 'Impacto por Todas' | FOTO: Divulgação |

A quilombola da localidade ‘Queimada Nova’, do município chapadeiro de Morro do Chapéu, Sirlene Santos, foi uma das seis vencedoras do prêmio ‘Impacto por Todas’, iniciativa do Todas Group em parceria com o pacto global da Organização das Nações Unidas (ONU) e Projeto Florada da 3 Corações. As selecionadas estiveram à frente de projetos com ações sociais sustentáveis e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

As vencedoras foram Danielle Bezerra, empreendedora e organizadora do Nasa Space Apps Challenge; Dani Junco, founder e Ceo da B2Mamy; Katiana Pena, fundadora do Instituto Katiana Pena; Karla Meura, idealizadora do Projeto Co-missão de Igualdade Racial na OAB/RS; Pollydiana Salazar, criadora do Projeto Social Mover e Sirlene Jesus Santos Azevedo de Melo, idealizadora do Sabores do Quilombo.

Criado em 2019, o Projeto Sabores do Quilombo é o resultado do projeto “Resgatando os saberes e sabores quilombolas”, desenvolvido pela Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandaras dos Palmares (AMQADP), na comunidade quilombola de ‘Queimada Nova’. Esse projeto tem como objetivo o resgate da culinária ancestral e a troca de saberes entre as gerações quilombolas locais. Em 2021, o projeto lançou a primeira edição do livro de receitas intitulado de “Sabores do Quilombo – um resgate da culinária quilombola”.

Para Sirlene Santos, que é assistente social, este é um momento de muita felicidade. “A mulher é protagonista da própria história e esse reconhecimento significa alegria pelo trabalho da gente, por toda luta, por tudo que a gente tem feito durante esses anos com a Dandaras, com o Sabores do Quilombo”, pontua a vencedora.

Sirlene ainda destaca a representatividade da mulher rural entre as outras finalistas, que têm perfis urbanos. “As outras companheiras que ganharam, são mulheres urbanas, então, a gente tem essa sensação de que as mulheres rurais também estão ocupando os espaços e também podem impactar outras mulheres. E quando eu consultei o perfil das outras, eu fiquei chocada, porque são mulheres com histórias incríveis: astronautas, doutoras, advogadas”, lembra.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile