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#Chapada: Desafios da educação infantil na retomada das aulas são debatidos durante encontro em Itaberaba

Na ocasião, foram comentadas as dificuldades encontradas pelos professores e por toda equipe pedagógica no retorno das aulas presenciais | FOTO: Divulgação |

Os desafios da retomada das aulas presenciais foram discutidos pela Secretaria da Educação de Itaberaba, município administrado por Ricardo Mascarenhas (PP). O encontro, que reuniu coordenadores das 35 escolas municipais de educação infantil e anos iniciais, aconteceu na última semana no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon), com a orientação do assessor pedagógico da Editora Moderna, Fábio Correia, e da especialista em Coordenação Pedagógicos e em Educação do Campo, Jucilandia Brito Leão.

Na ocasião, foram comentadas as dificuldades encontradas pelos professores e por toda equipe pedagógica no retorno das aulas presenciais. Os desafios mais citados pelos profissionais foram dificuldade de aprendizagem, fatores emocionais, readaptação, desmotivação e pouca habilidade dos alunos com a leitura.

O encontro aconteceu na última semana | FOTO: Divulgação |

Para enfrentar esses desafios, Fábio Correia diz que a sensibilidade dos professores precisa ser educada. “Cada profissional está envolvido em contextos específicos. As condições sociais e emocionais dos professores sofrem influência dos alunos que também têm sua história de vida marcada por experiências próprias. Esses fatores precisam ser compreendidos por gestores da Educação, coordenadores e professores”.

Outra estratégia apontada durante as discussões para alcançar os objetivos é dar tempo para que os alunos possam desenvolver um vínculo mais forte com os professores para então conseguirem mostrar quais são as suas necessidades. Segundo Verônica Ribeiro, professora licenciada em letras, é preciso acolher lições e se reinventar mesmo diante das dificuldades e consequências deixadas pela pandemia. “É preciso buscarmos na memória o que daquele período foi produtivo e minimizarmos os danos ao processo educativo, entre eles a evasão escolar”.

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