Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Bolsonaro diz que sonha em aprovar lei que permita que policiais matem sem precisar responder à Justiça

Jair Bolsonaro em estande de tiro | FOTO: Carolina Antunes/PR |

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na sexta-feira (13), durante cerimônia de entrega de espadim aos cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo, que seu “grande sonho” à frente da Presidência da República era aprovar o excludente de ilicitude.

“Gostaria muito, de um dia, aprovar o excludente de ilicitude, para que vocês, após o término da missão, fossem para casa se recolher no calor de seus familiares e não esperar a visita de um oficial de Justiça”, disse o presidente.

Bolsonaro disse ainda que “com todo o respeito aos profissionais da segurança pública, temos que diminuir a letalidade sim, mas é a do cidadão de bem e de pessoas como vocês. E não da bandidagem. Se vocês, na rua, portam uma arma na cintura ou no peito é para usá-la. Nós, chefes do Executivo, quer seja o presidente ou governadores, devemos dar respaldo e segurança após o cumprimento da missão”, argumentou o chefe do Executivo.

Bolsonaro também falou do período de ditadura militar, ao celebrar a união dos militares das Forças Armadas com os das “forças auxiliares” diante do “inimigo” do regime. “No passado, sempre as FA e as policiais tiveram juntos. Nesse momento, nos anos 1970, não foi diferente. O grande inimigo nosso eram aqueles que não queriam roubar não o nosso patrimônio, mas nossa liberdade”, salientou.

Excludente de ilicitude
Excludente de ilicitude prevê a proteção de agentes de segurança que, por “violenta emoção, escusável medo ou surpresa”, cometem excessos no exercício da função. Redação da Revista Fórum com informações do Metrópoles.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas