Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Deputado conhecido por ‘Mamãe Falei’ tem mandato cassado e direitos políticos suspensos em São Paulo

Arthur do Val, o Mamãe Falei | FOTO: Eduardo Knapp/Arquivo/Folhapress |

Apesar de ter renunciado ao mandato de deputado estadual, Arthur do Val (União Brasil), conhecido como ‘Mamãe Falei’, foi cassado na sessão extraordinária desta terça-feira (17), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Com isso, ele teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.

O resultado foi unânime e registrou 73 votos favoráveis e nenhum contra. Para a cassação do mandato e dos direitos políticos eram necessários 48 votos. Do Val era alvo de um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar por conta de áudios sexistas sobre mulheres ucranianas.

Com a renúncia, o ex-deputado tentou adotar uma manobra para não ter seus direitos políticos cassados, visando uma nova candidatura em outubro. No entanto, não deu certo. O processo de cassação havia sido aprovado em 12 de abril, por unanimidade, pelo Conselho de Ética da Alesp, e foi ratificado pelo plenário da Casa.

O deputado estadual Emidio de Souza (PT) celebrou o resultado: “Como autor da representação, votei pela cassação do Arthur do Val. E avisei: se o MBL enviar mais um machista para a Alesp, nós cassaremos também!”, tuitou.

Mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, disse Mamãe Falei
Entre os muitos absurdos ditos por Do Val, quando esteve na Ucrânia, em março, registrados em áudios vazados, ele afirmou que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele foi ao país do leste europeu para “acompanhar” a guerra com a Rússia.

“Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa, velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo”, destacou, em um trecho do áudio.

“Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui (…) E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”, disse ainda, sugerindo turismo sexual. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas