Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Veja fotos e vídeos do fenômeno da ‘lua de sangue’ no eclipse lunar desta semana

Lua de Sangue | FOTO: Reprodução/Divulgação redes sociais |

Um eclipse total da lua pôde ser visto em algumas regiões do Brasil na madrugada desta segunda-feira (16). O fenômeno também foi observado em toda a América do Sul e Central e em partes da América do Norte, Europa e África. No entanto, em algumas regiões do Brasil, o céu nublado dificultou a visibilidade do fenômeno. Esse foi o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021

Veja as imagens:

O que é um eclipse lunar total?
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra. A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. É isso que faz com que a Lua fique num tom de vermelho durante o eclipse.

Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. De acordo com a Nasa, este fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.

O que é Lua de Sangue?
Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a Lua entrou na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total – o primeiro desde maio de 2021. O ápice ocorreu por volta da 1h11, quando o satélite natural ficou vermelho, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. Com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas