Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Artista do Vale do Capão, Ninha recebe prêmio ‘Braskem’ de revelação do teatro baiano

Ninha Almeida durante o espetáculo ‘O Salto’ | FOTO: Divulgação |

A aramista, performer e atriz Ninha Almeida, do Vale do Capão, Chapada Diamantina, recebeu prêmio ‘Braskem’, no Teatro Castro Alves, em Salvador, por sua atuação no espetáculo ‘O Salto’.

Durante a 28ª premiação, que homenageou o centenário do dramaturgo Dias Gomes, ela recebeu o troféu das Artes Cênicas da Bahia das mãos da artista Helisleide Bonfim, premiada no ano passado.

Em seu discurso, ela agradeceu ao diretor Lucas Mariani e a toda a equipe do espetáculo ‘O Salto’, aos fundadores do Circo do Capão Meire e Paolo, e a sua mãe Dona Neusinha que estava presente no TCA.

“Estou acostumada a apresentar minhas cenas nas ruas de terra do Capão, nas escadarias da igreja, no meu quintal e no picadeiro do Circo do Capão. É por isso, que eu dedico esse prêmio a todos os fazedores de teatro, a todos os profissionais da cena do interior da Bahia e principalmente as pessoas da zona rural. São essas pessoas que tem a arte dentro de si, porque faz na raça, faz no amor, porque incentivo financeiro não temos” disse Ninha.

Essa é a quarta premiação do espetáculo, que além do Braskem, recebeu também no ano passado [“Prêmio Quali Cult” (2021), “FUNARTE – Estímulo ao Circo” (2021) e “Festival de Teatro Solos da Bahia” (2021)].

O espetáculo é uma encenação autobiográfica livremente inspirada no Vale do Capão, Chapada Diamantina, cenário da infância de Ninha, despertando memórias suas de uma vida simples e rural.

A peça usa elementos de outras artes para as composições cênicas, estabelecendo interação com a música, teatro, dança e tendo como técnica circense principal o equilíbrio em arame. Além disso, temáticas como empoderamento feminino e a questão dos resíduos (lixo) são abordadas.

O espetáculo está em turnê pela Chapada Diamantina. Será apresentado nos dias 03 e 04 de junho na cidade de Mucugê e nos dias 10 e 11 também de junho em Souto Soares.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas