Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estudantes de escolas públicas de Umburanas participam de curso de xadrez para melhoria do processo de ensino e aprendizado

As aulas acontecem duas vezes na semana, em dois turnos e vão beneficiar 210 alunos de três escolas | FOTO: Divulgação |

Os estudantes de escolas públicas do município de Umburanas, na Chapada Norte, estão participando desde o início do mês de abril do curso de xadrez ‘Mentes Brilhantes’, realizado pela ENGIE Brasil Energia, por meio da Lei de incentivo ao esporte, em parceria com a associação ‘Argos’, para fortalecer e disseminar a prática do xadrez entre os estudantes com o intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado.

Com duração de nove meses, o projeto foi dividido em três etapas. As aulas acontecem duas vezes na semana, em dois turnos e vão beneficiar 210 alunos de três escolas: ‘Centro Educacional Jeovando Lopes de Almeida’, ‘Escola municipal Osvaldo Lopes Ribeiro’ e ‘Escola Municipal Rômulo Galvão’. Os professores também serão capacitados pela equipe da Associação Argos, para ministrarem futuras aulas para os estudantes.

Nas estratégias de ensino estão previstas aulas expositivas, seguidas de exercícios práticos, além de palestras socioeducativas com diversos temas, sugeridos pela comunidade escolar. “A Educação é interdisciplinar e o xadrez é um exemplo das muitas possibilidades que podemos executar no ambiente escolar. Através dessa modalidade é possível estimular hábitos saudáveis, melhor condição de saúde, aprendizado de disciplina comportamental, respeito ao próximo, além de propiciar o raciocínio e concentração e desenvolvimento da inteligência espacial e lógica matemática”, afirma o professor Luís Carlos Pereira.

De acordo com o gerente da Regional Bahia da ENGIE Brasil Energia, Lucas Moura, o apoio ao esporte através das leis de incentivo é mais uma maneira de aproximação e impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos. “Na prática do esporte, em região carente de espaços e oportunidades para isso; nós garantimos a valorização das escolas locais, o aprendizado sobre trabalho em equipe, além da integração da comunidade”, destaca Lucas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas