Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Desistência de João Doria aumenta chances de Lula vencer já no primeiro turno, diz CEO da Quaest

Doria e Lula | FOTO: Governo de SP/Ricardo Stuckert |

A desistência de João Doria (PSDB) da disputa presidencial, anunciada pelo tucano nesta segunda-feira (23), deve beneficiar, principalmente, o ex-presidente Lula (PT), líder em todos os levantamentos, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que vem aparecendo em terceiro lugar, com índice de 7%. É o que mostram dados da mais recente pesquisa Genial/Quaest.

De acordo com o estudo, Ciro é quem mais tem potencial de receber votos de eleitores de Doria (47%), seguido por Lula (36%). O PSDB, partido do ex-governador que desistiu da disputa, pretende apoiar Simone Tebet (MDB), mas a senadora vem registrando 2% ou menos nas pesquisas de intenção de voto.

Para o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, outra possibilidade aberta com a desistência de Doria é a de Lula vencer as eleições já no primeiro turno.

“Politicamente, Lula aumenta as chances de vitória no primeiro turno, com o voto útil, pois o eleitor do Doria rejeita mais Bolsonaro (77%) do que Lula (62%)”, analisa Nunes.

Confira:

Doria desiste
O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (23) que desistiu da candidatura à presidência.

Com 2% nas pesquisas de intenção de voto, o tucano vinha sendo pressionado pelo seu partido a abrir mão da disputa em nome da construção de um outro nome da chamada “terceira via”, que deve ser o da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

“Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida, sou um homem que respeita o bom senso, dialogo e equilíbrio, e sempre seguirei buscando o consenso mesmo que seja contra minha vontade pessoal”, declarou.

Apático, Doria chegou a chorar durante seu discurso de desistência. “Me retiro da disputa com o coração ferido mas a alma leve”, disse ainda. Com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas