Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Quase dois milhões de brasileiros não sabem a sua orientação sexual, diz IBGE

Do total de 1,1 milhão que se declarou bissexual, 66,5% eram mulheres | FOTO: Divulgação |

Levantamento inédito realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) revela que cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no Brasil, em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta maior de 18 anos. Um dado da pesquisa que chama a atenção diz respeito às pessoas que não souberam definir a sua orientação sexual: 1,7 milhão não sabia a sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder.

Os dados revelados pelo IBGE fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira. Segundo IBGE, em 2019 havia 159,2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais no país, das quais 53,2% eram mulheres e 46,8% eram homens. Desse total, 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2 homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam a sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra ser assexual e pansexual.

A pesquisa também revela que não houve diferença estatisticamente significativa entre brancos (1,8%) e pretos e pardos (1,9%) que se declararam homossexuais ou bissexuais. Do total de 1,1 milhão que se declarou bissexual, 66,5% eram mulheres. Os homens, por outro lado, eram maioria (56,9%) no total de 1,8 milhão de pessoas que se auto identificaram como homossexuais.

Juventude e sexualidade
Sobre o fato de quase 2 milhões de pessoas não saberem definir a sua orientação sexual, a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira afirma que tal fator está relacionado a idade. “O maior percentual de jovens que não souberam responder pode estar associado ao fato de essas pessoas ainda não terem consolidado o processo de definição da própria sexualidade. Resultados semelhantes foram obtidos em pesquisas realizadas em outros países, como o Reino Unido, por exemplo”, afirma Maria Lucia.

Os jovens de 18 a 29 anos apresentaram o maior percentual de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais (4,8%). Essa faixa de idade também teve os maiores percentuais de pessoas que não souberam responder (2,1%) ou se recusaram a dar a informação (3,2%). A íntegra da pesquisa pode ser conferida aqui. Com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas