Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Feira Literária de Mucugê trabalha o tema ‘Literatura e Ancestralidades’ na edição deste ano; evento será entre 10 e 14 de agosto

Imagem de uma das edições presenciais da Fligê na Chapada Diamantina | FOTO: Vinicius Brito/Fligê |

A Feira Literária de Mucugê (Fligê) retorna com sua programação presencial após dois anos de pandemia. De 10 a 14 de agosto, o evento que terá como tema ‘Literatura e Ancestralidades’ apresentará mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos e desfiles literários, leituras guiadas, performances artísticas, instalações e expografias, intervenções artísticas, sessões de autógrafos, projetos pedagógicos, cinema e muitas outras vivências.

Sempre ambientada no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, a Fligê tem um público diverso, que vai de crianças a idosos que buscam sentir e respirar a literatura em conotações que extravasam realidades. Nesta edição, toda a programação será construída a partir das extrações conceituais de Ancestralidades, presentes nas literaturas indígenas, negras, tradições culturais, oralidades etc. Tudo isso encontrará espaço no diálogo com outras expressões artísticas, como o teatro, o cinema, a música.

O tema
Reunindo narrativas dos anos de 2020 a 2022, a 5ª edição da Fligê traz para a cena da Literatura a importância de se falar, pensar e sentir as Ancestralidades. Por meio de uma série de atividades, será realçada a matriz de ancestralidade presente na obra de escritores e escritoras brasileiras. Pensar nessas Ancestralidades é lembrar daquilo que permanece vivo e que se transmuta em oralidades e verbovisualidades para que a memória sobreviva às tentativas de sua destruição.

Com o desejo do encontro, a Fligê seguirá todos os protocolos vigentes de biossegurança contra a Covid-19 durante a realização das atividades desta 5ª edição. O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, da Prefeitura Municipal de Mucugê, além da parceria com instituições de educação estadual e federal e de coletivos e grupos culturais.

Sobre a Fligê
Realizada desde 2016, o evento tem a Literatura como mote, mas sempre em comunicação direta com as singularidades de outras expressões artísticas e culturais. A iniciativa busca potencializar a formação de leitores de todas as idades, em uma rica experiência pelo mundo do conhecimento, construída nas mais diversas narrativas. Na última edição do evento, realizada em 2019, a Fligê trouxe como tema “Sê livre… és gigante”, com programação em homenagem ao poeta baiano Castro Alves.

Mais informações e todas as novidades sobre a 5ª edição da Feira Literária de Mucugê estão disponíveis no Instagram da Fligê: @FligeMucuge. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas