Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: “Eleição da primeira mulher negra como vice-presidente da Colômbia é histórica”, diz prefeita baiana

A nova vice-presidente da Colômbia é advogada e ativista em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente | FOTO: Divulgação |

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), afirma que a vitória de Francia Márquez à Vice-Presidência da Colômbia, neste domingo (19), “é algo histórico para a América Latina”. Ela e o candidato à Presidência Gustavo Petro, hoje senador da Colômbia, venceram as eleições presidenciais no país.

Para Eliana Gonzaga, primeira mulher negra eleita prefeita de Cachoeira, “a vitória de Francia Márquez simboliza um marco para a política.” Segundo ela, “esta eleição demostra um importante avanço para a sociedade, principalmente, num tempo em que o racismo está tão em voga. Quem abriu as portas para esta progressiva mudança foi Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos. Esperamos a vez do nosso país”, frisou Eliana Gonzaga.

Francia Márquez
A nova vice-presidente da Colômbia é advogada e ativista em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Ela foi a líder de um movimento popular contra a exploração mineral no distrito de La Toma, onde nasceu. A sua luta concedeu a ela o reconhecimento com o prêmio Goldman (considerado o “Nobel do Meio Ambiente”), em 2018.

Ela tem 40 anos é formada pela Universidade Santiago de Cali em Direito e mãe solo de dois filhos. Já foi garimpeira de ouro e trabalhadora doméstica, função que exerceu para pagar seus estudos. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas