Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Curta-poético-ritual ‘Guardiãs do Nascimento’ retrata gestantes e seus partos na região chapadeira

Foram feitas filmagens na região, como em Iraquara, no Vale do Capão e aos arredores | FOTO: Acervo Vanessa Aragão |

O curta-poético-ritual ‘Guardiãs do Nascimento’ sobre as gestantes e seus partos na Chapada Diamantina foi lançado neste mês de junho. A produção artística audiovisual é da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Janaína Martins, no qual ela aborda a temática sobre gestação, parto humanizado e parteiras tradicionais de comunidade rural.

Ela conta que acompanhou filmagens na região e em cidades como Iraquara, além de filmar uma benzedeira de mais de 100 anos no Capão e arredores. O filme está disponível no Youtube do Cantos de Gaia, que é um Núcleo de Pesquisa e Extensão que a gaúcha, radicada em Florianópolis, coordena, vinculado à UFSC.

‘Guardiãs do Nascimento’ conduz a uma jornada pelo ciclo gestacional até o nascimento, em uma travessia ritualística pelos quatro elementos da natureza: água, ar, fogo, terra. Nessa travessia poética e meditativa, os rituais são conduzidos por mulheres da Chapada Diamantina. Jornal da Chapada com informações de iBahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas